×

Maceió

Conferência discute direitos da pessoa idosa em Maceió

Nesta sexta-feira (17), a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal do Idoso (CMI) realizaram II Conferência Municipal de Direitos da Pessoa Idosa. Um grande número de idosos se mobilizou a fim de conquistar um envelhecimento com dignidade e avaliar a efetivação de políticas públicas no município.

Segundo a presidente do CMI, Solange de Araújo, a conferência foi um evento de foro legítimo, que tem objetivo de apoiar e implantar políticas públicas para a pessoa idosa. “Esse é o momento para que os nossos idosos sejam protagonistas, construtores da política direcionada a eles para que tenham uma velhice com mais dignidade”, ressaltou a presidente.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Celiany Rocha, o tema é bastante inquietante e fará todos refletirem na política do idoso no município de Maceió. “Com a conferência, queremos sensibilizara sociedade quanto ao envelhecimento da população. Somente discutindo esses temas é que a população terá uma velhice saudável, com direitos efetivados. Essa é a hora dos nossos idosos dizerem qual são as suas vontades, seus anseios, para que as políticas voltadas para eles, atendam essas necessidades”, explicou Celiany.

A conferência tem o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa – Por um Brasil de Todas as Idades”. A palestra principal foi ministrada pela doutora em Serviço Social, Sálvea de Oliveira Campelo, que também é autora do livro: Envelhecimento, Saúde e Trabalho no Tempo do Capital. Foram debatidos temas relevantes no campo do envelhecimento, assim como os avanços e desafios da Política Nacional do Idoso, na perspectiva de que esses direitos sejam efetivados.

Os trabalhos foram divididos em três eixos temáticos, gestão, financiamento e participação. Os participantes podem debater, avaliar e redigir propostas para serem aprovadas na plenária final. As propostas aprovadas serão levadas para a IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.

No final do evento foram eleitos dez delegados que irão participar da IV Conferência Estadual, cinco representantes da sociedade civil, três do setor público municipal, dois representantes do Conselho Municipal do Idoso de Maceió, sendo uma para sociedade civil e uma para a área governamental.

Participaram da solenidade de abertura também, a Secretaria de Estado da Mulher, Rosinha da Adefal, a defensora pública do idoso, Luciana Faro, a representante da sociedade civil, Maria Nita Araújo (presidente da Associação de Idosos Liberdade) e Marta Maria, presidente do Conselho Estadual do Idoso.