×

Alagoas

Conferência debate consolidação de Sistema Único

Secretário destacou aproximação de Estado e municípios para elaboração de políticas públicas

A VI Conferência Municipal de Assistência Social de Maceió, realizada nestas segunda e terça-feiras (1º e 2), reuniu poder público, representantes de comunidades e população em geral no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Durante a mobilização, que buscou “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social e Valorizar seus Trabalhadores”, foram apresentados os relatórios das pré-conferências e construídas propostas para a conferência estadual, que acontece no mês de outubro.

O objetivo dessas conferências municipais – que são realizadas não apenas em Maceió, mas em diversas cidades alagoanas – é provocar uma reflexão sobre a política de assistência, tendo como foco a melhoria dos serviços prestados a todos os beneficiários da área de assistência social. Dando continuidade ao trabalho, serão realizadas, ainda este ano, as conferências estaduais e nacional.

Nesta terça-feira (2), as atividades foram abertas, em Maceió, pelo secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Marcelo Palmeira. Na ocasião, Palmeira destacou a importância da aproximação que o Estado vem buscando junto aos municípios e conselhos para a elaboração de políticas públicas voltadas aos menos favorecidos.

“Exemplo dessa parceria é o trabalho que vem sendo desenvolvido nas cidades alagoanas atingidas pelas chuvas em 2010 e 2011”, citou o secretário, que buscou recursos em Brasília para manter em funcionamento as cozinhas emergenciais – responsáveis por produzir, diariamente, 18 mil refeições – e também para ampliação do Programa do Leite no Estado, entre outras conquistas. “Além dos programas já desenvolvidos pela Secretaria, estamos apresentando novas propostas ao governador Teotonio Vilela Filho”, acrescenta.

O secretário municipal de Assistência Social, Francisco Araújo, lembrou ainda que das conferências municipais sairão muitas deliberações. “Esse momento demonstra o nosso compromisso e comprometimento”, ressaltou Araújo, reafirmando a importância da parceria entre Estado e Município.

Nas Conferências Municipais de Assistência Social é que são avaliadas as ações da área da Assistência. Este ano, a conferência ganha um importante diferencial, já que acontece no ano em que a lei que criou o Sistema Único da Assistência Social (Suas) foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff.