×

Alagoas

Conferência das Cidades bate recorde de público em Maceió

A Conferência das Cidades em Maceió bateu recorde de público. Foram 300 os inscritos que, desde as 8h e até as 17h da sexta-feira (24), debateram temas relacionados a um plano de desenvolvimento urbano para a capital alagoana. O evento ocorre no Centro de Convenções, em Jaraguá, e reúne representantes de diversos segmentos da sociedade civil e poder público.

Do debate saíram as propostas da capital a serem levadas para a Estadual, que ocorre nos dias 12 e 13 de junho, em Maceió, e para a 5ª Conferência Nacional das Cidades, a ser realizada de 20 a 24 de novembro, em Brasília, de onde sairá um documento para o País na área de urbanismo.

Presidente da Conferência Estadual e representante do governador Teotonio Vilela no evento da sexta, o secretário de Articulação Social, Claudionor Araújo tem a incumbência também de acompanhar e contribuir para a realização das conferências nos municípios. Para isso, designou como coordenadora-geral a funcionária da Seas Dulceana Palmeira e tem viajado pelo Estado, já que Alagoas conseguiu um recorde também no número de conferências a serem realizadas, que já ultrapassa a marca das 80, um fato inédito.

“É muita responsabilidade, mas ao mesmo tempo um trabalho que nos dá uma grata satisfação quando percebemos os resultados obtidos”, afirmou ele, antes de seguir para Batalha, no Sertão, onde neste momento acompanha a conferência local. Nesta sexta ainda, o município de Pariconha realiza seu debate, com o acompanhamento e participação de equipes da Secretaria de Articulação Social, designada pelo governador para coordenar o processo.

“Trago, em nome do governador Teotonio Vilela, que por motivo de viagem não pode estar presente a essa maravilhosa assembleia aqui representada por tantos segmentos, sindicatos, mulheres, juventude, um abraço especial do chefe do Executivo estadual que por motivo de viagem não pode comparecer a esse importante evento. O governador que tem transformado esse Estado e cuja resposta é essa que estamos vendo hoje: uma participação maciça nesse debate”, afirmou Claudionor Araújo.

Compromisso

O secretário afirmou que uma conferência do porte da que se viu nesta sexta, “com tamanha representatividade popular e do poder público, significa o compromisso da administração estadual e da atual administração municipal, comandada pelo prefeito Rui Palmeira, da Câmara de Vereadores – que foi representada por seu presidente, vereador Francisco Hollanda Filho – e das pessoas que saíram de suas casas para dar sua contribuição e sugestões para o desenvolvimento urbano de Maceió”. Na mesa também estava o representante da Federação das Associações de Moradores de Alagoas (Famecal), Daverson Magalhães.

Claudionor Araújo afirmou ainda que pela primeira vez as conferências realizadas em Alagoas deixam de ser regionalizadas. “Antes, nem todos os municípios participavam. Hoje, temos um número recorde de participação das cidades, o que comprova a confiança no Governo do Estado e, em Maceió, na gestão do prefeito Rui Palmeira, que alia o poder público à população porque sabe que sozinho não tem como assumir tamanha responsabilidade, além de ser um defensor da inclusão social e cuja tônica de seu Governo é cuidar de gente, da população. Esse é seu compromisso”, salientou.

O secretário do Planejamento Manoel Messias, destacou o papel do debate e disse que desde 2003 vem participando da discussão, considerada de um efeito e poder imensos para a execução de programas de urbanismo. “A gente só se dá conta quando vê esses programas sendo colocados em prática por algumas cidades. Alguns deles foram discutidos nessas conferências. Portanto, temos pela frente um grande desafio, que é formar os Conselhos Municipais e lembrar que as propostas para o município farão parte de um conjunto de desejos da população”, disse.

Quebra de paradigma

Já o prefeito Rui Palmeira, falou sobre quebra de paradigma em Maceió a partir da realização da Conferência com ampla participação popular. “Não podemos pensar no desenvolvimento da cidade sem planejamento. Não temos ainda nosso plano de saneamento, nem de mobilidade urbana, como afirmou o deputado Judson Cabral – que representou a Assembleia Legislativa -, mas vocês podem ter certeza que teremos muito em breve. Para isso, o secretário do Planejamento, Manoel Messias, já está trabalhando neste sentido”.

O prefeito disse que não se pode “pensar em trazer para a cidade um grande empreendimento sem se pensar antes em um debate profícuo como este de hoje e sem que se tenha um olhar voltado para o futuro da cidade”, destacou.