Além de comprovar que têm qualidade e que seguem os rígidos padrões técnicos de fabricação, no Concurso de Produtos Lácteos as indústrias alagoanas também são avaliadas por um público muito exigente: os próprios consumidores. A iniciativa é do Departamento Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a ECTI (instituição francesa com expertise em áreas industriais).
Na mesa de avaliação, dezenas de jurados, todos consumidores, especialmente treinados para fazer a avaliação de queijos, manteigas, requeijões, fermentados e iogurtes. O diretor regional do Senai, Marben Loureiro, prestigiou o concurso e destacou a importância dos eventos para melhoria dos produtos lácteos alagoanos. “É uma forma de contribuir para que tenhamos melhores condições de competir e até de crescer no mercado cada vez mais concorrido e exigente”, afirmou.
Para o assessor de Tecnologia do Senai/AL, Fabrício Colombo, o Concurso de Produtos Lácteos traz benefícios tanto para os consumidores quanto para os próprios fabricantes. “As empresas ganham ao se adequarem à legislação, ao implantarem Boas Práticas de Fabricação (BPF), pela padronização dos processos, redução de custos e melhoria da qualidade, além da visibilidade, o que são fatores fundamentais para a conquista e ampliação de mercados. Os consumidores ganham com a disponibilidade de produtos melhores”, disse Fabrício.
Este ano, na sua 7ª edição, o concurso aconteceu no Parque de Exposições José da Silva Nogueira (Parque da Pecuária) nos dias 28 e 29 de outubro, durante a 61ª Expoagro. Ele marcou o encerramento do 14° Seminário para Produtores de Leite e Derivados (Proleite), promovido em Batalha, paralelamente à 34ª Expo Bacia Leiteira.
Nordeste – Paralelamente ao concurso estadual, aconteceu o Concurso Lácteo do Ano – Nordeste 2011, onde competiram laticínios dos estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte, com excelentes resultados para os laticínios alagoanos. O resultado final dos concursos estão disponíveis no site do Senai/AL – www.al.senai.br.
