Concurso Pintando Muros
A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) divulgou a lista de projetos selecionados para a etapa final do Concurso Pintando Muros. Os dez trabalhos classificados foram selecionados por um júri de professores de Arte da Rede Pública Estadual de Ensino e representam a expressão da cultura local, a visão da escola e de seu entorno. A iniciativa vai premiar os melhores trabalhos de intervenção artística nos muros das escolas da rede pública estadual de educação.
A etapa final será realizada por júri popular no Instagram da Seduc (@educacaose), e a produção mais votada entre os dias 1° e 3 de setembro será declarada a vencedora do concurso. O nome da unidade de ensino campeã será divulgado no dia 6 de setembro.
Para a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), professora Eliane Passos, o concurso é de grande importância para o acolhimento dos alunos no retorno das aulas presenciais. “Essa iniciativa tem o propósito de recepcionar os estudantes. Aquela escola que fechou em 2020 reabre agora diferente em vários aspectos. A partir do momento em que os alunos visualizarem o muro pintado já vão entender que se encontram em uma escola diferente. E lá dentro terão as outras mensagens relacionadas aos protocolos de biossegurança. O concurso Pintando Muros é uma forma de apresentação da escola hoje, em meio à pandemia, para o retorno das aulas presenciais de forma ampla”, declarou Eliane Passos.
Obras
Os murais tiveram seus temas definidos em conjunto com a comunidade escolar, a fim de melhor representar a identidade da escola, sem restrição de dimensão ou linguagens artísticas. Foram produzidos em formatos de pintura, mosaico e colagem, além de técnicas alternativas descritas no projeto. A obra não precisou ser inédita. Bastou apenas ser uma representação da coletividade escolar e ter seguido as diretrizes do edital.
Premiação
Os prêmios serão distribuídos para os três primeiros colocados. Para os dez primeiros serão conferidas menções honrosas. Todos eles receberão o diploma de honra ao mérito conferido pelo júri.
Confira a lista completa:
Centro de Excelência Vitória de Santa Maria (DEA/Aracaju)
Centro de Excelência Maria das Graças Menezes Moura (DRE 5/Itabi)
Escola Estadual Augusto Maynard (DEA/Aracaju)
Colégio Estadual Emeliano Ribeiro (DRE 3/São Domingos)
Colégio Estadual Prof. Nestor Carvalho Lima (DRE 3/Itabaiana)
Colégio Estadual Professora Maria de Lourdes Gois (DRE 8/Riachuelo)
Escola Estadual José de Alencar Cardoso (DEA/ Aracaju)
Colégio Estadual Professora Roberta Ramalho de Souza (DRE 6/Japoatã)
Colégio Estadual Almirante Barroso (DRE 6/Muribeca)
Escola Estadual Prof. Irmão Salatiel Franciscano do Amaral (DRE 6/Propriá)
