A Prefeitura de Maceió prorrogou, por mais dois anos, a validade do concurso público realizado em 2008 para os cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias. Os aprovados na seleção vêm sendo nomeados para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A nomeação mais recente ocorreu em outubro do ano passado. Na época, foram convocados mais 39 agentes comunitários de saúde, em regime estatutário, e outros 50 agentes de combate às endemias, em regime celetista. Antes, em setembro de 2009, foram nomeados mais 100 aprovados nesse mesmo concurso público. A seleção ofereceu 1.461 vagas, sendo 650 para a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e 811 para a Secretaria Municipal de Saúde.
No caso dos profissionais para o provimento de cargos na área da saúde, a realização do concurso público teve como principal objetivo a substituição gradual dos agentes terceirizados por concursados.
Quando forem convocados para assumir os cargos, os agentes têm um prazo de 30 dias para tomar posse. Eles devem comparecer à sede da Secretaria Municipal de Administração, no Centro, com os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor (com comprovante da última votação), carteira profissional, certidão de nascimento ou casamento, certidão dos filhos, PIS ou Pasep, reservista (para os candidatos do sexo masculino), uma foto 3×4, certidão da Justiça Federal e da Justiça Estadual (penal e civil).