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Conclusão do Contorno de Pelotas é o destaque de 2022 no Rio Grande do Sul

O trecho recebeu a construção de uma nova pista de rolamento, ruas laterais, 11 viadutos e três pontes

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Conclusão do Contorno de Pelotas é o destaque de 2022 no Rio Grande do Sul
O trecho recebeu a construção de uma nova pista de rolamento, ruas laterais, 11 viadutos e três pontes
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Publicado em 02/12/2022 10h49
Conclusão do Contorno de Pelotas é o destaque de 2022 no Rio Grande do Sul
A liberação total do viaduto de Barra do Ribeiro, no km 319 da BR-116, garantiu aos usuários da rodovia mais mobilidade e segurança para acessar o município. – Foto: DNIT

OContorno de Pelotas, que percorre 23,69 quilômetros pela BR-116 e pela BR-392, foi totalmente entregue à comunidade em abril de 2022. O trecho, que inicia na ponte sobre o Arroio Pelotas e termina na ponte sobre o Canal São Gonçalo, recebeu a construção de uma nova pista de rolamento, ruas laterais, 11 viadutos e três pontes, proporcionando mais conforto e segurança para os usuários das rodovias e para as comunidades lindeiras. O empreendimento mudou o cenário da região, incorporando técnicas construtivas, fluidez ao tráfego de veículos, beleza e inovação, sendo a obra de destaque no Rio Grande do Sul em 2022.

Em maio deste ano, a liberação total do viaduto de Barra do Ribeiro, no km 319 da BR-116 garantiu aos usuários da rodovia mais mobilidade e segurança para acessar o município. A construção, com 60 metros de extensão e faixa dupla, disciplinou o tráfego em um dos pontos mais movimentados da região sul do estado.

Outra obra liberada para a comunidade foi a passarela de pedestres, localizada nas proximidades da Avenida Caxias do Sul, no km 245,5 também da BR-116, no município de São Leopoldo, Região Metropolitana de Porto Alegre. A estrutura foi revitalizada e modernizada, recebendo rampas de acessibilidade, gradil de proteção e iluminação.

O trecho metropolitano da BR-116 também recebeu melhorias significativas de manutenção e a implantação de um retorno operacional no município de Morro Reuter. As obras de melhorias começaram em 2021 com o objetivo de ampliar a segurança dos usuários e a trafegabilidade na rodovia, atendendo a uma demanda antiga da comunidade devido ao crescimento do volume de veículos na região.

Já na Travessia Urbana de Santa Maria – empreendimento de extrema importância para a região central do Estado – o DNIT entregou mais 5,3 quilômetros de pistas duplicadas e o viaduto de acesso ao bairro Santa Marta e ao Hospital Regional. O trecho conta com iluminação, passeio público e ciclovia, além de serviços de implantação de drenagem pluvial, ramos, acessos e terraplenagem.

REVITALIZAÇÃO – Na fronteira com a Argentina, a BR-472, no município de Itaqui, teve 15 quilômetros revitalizados, entre o km 459,9 e o km 465,9. Entre as ações realizadas estão recuperação e restauração das pistas e dos acostamentos, melhoramentos de acessos, da drenagem, da sinalização e das obras de arte especiais. Esta rodovia é uma das principais portas de entrada do Mercosul, além de integrar uma rota fundamental para o escoamento da produção agrícola, sendo parte do trajeto até o Porto do Rio Grande.

Destaca-se ainda na região a entrega de 35 quilômetros de pista revitalizada da BR-285, entre os municípios de Ijuí e Entre-Ijuís. Neste segmento, foram realizados reparos funcionais no pavimento e melhorias na sinalização. Além disso, teve início os serviços de uma das pontes que receberá adaptações para a passagem de fauna, em São José dos Ausentes, que fará a interligação com as obras da mesma rodovia em Santa Catarina.

Na região da Campanha, em Sant’Ana do Livramento, o DNIT realizou melhorias como restauração, reforço e alargamento em três pontes. As estruturas na BR-293 sobre o rio Sangrador (km 291) e sobre o rio Ibicuí da Armada (km 290), e a travessia sobre o rio Conceição na BR-158 (km 510) foram revitalizadas por meio do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE).