O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag/AL), Genivaldo Oliveira, anunciou uma nova data para a entrega das primeiras casas em Alagoas do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).
No dia 03 de junho, serão entregues 23 casas às famílias cadastradas no município de Arapiraca e que residem nas seguintes comunidades: Sítio Poço da Pedra, Vila São Francisco, Sítio Serrote de João Dias, Povoado Fernandes, Vila São José, Baixa da Hora e Sítio Porção.
Houve uma mudança na data da entrega que estava prevista para o dia 30 de maio. De acordo com o presidente da Fetag/AL, o motivo foi que representantes da Superintendência da Habitação Rural (Suhar) e do Ministério das Cidades não poderiam estar presentes no final de maio.
Em julho, serão entregues mais 42 casas, ainda em fase final de construção, no município de Piranhas. Além desses municípios citados, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios também estão dentro do Programa, mas aguardam início de construção das casas pela Caixa Econômica Federal. Segundo a Federação, mais de 30 municípios alagoanos participam do PNHR com projetos nas fases de seleção e contratação.
Enquadram-se no PNHR os agricultores familiares e os trabalhadores rurais, além dos pescadores artesanais, extrativistas, aqüicultores, maricultores, piscicultores, ribeirinhos, comunidades quilombolas, povos indígenas e demais comunidades tradicionais.
As famílias são organizadas por entidade representativa sem fins lucrativos (município, estado, sindicatos, cooperativa ou associações), que apresenta o projeto para a Caixa Econômica Federal. As propostas devem atender no mínimo 4 e no máximo 50 famílias por grupo.
