Último debate entre os candidatos à Reitoria da Ufal
Este ano a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) marca mais um processo de consulta à comunidade para escolha de novos dirigentes da Reitoria, da maior e mais antiga instituição de ensino superior do estado, para o quadriênio 2024-2028. O processo de consulta será nos dias 1º e 2 de agosto (terça e quarta), primeiro turno, e está sendo conduzido por uma Comissão Eleitoral constituída por representantes dos três segmentos da instituição: docente, técnico-administrativo e discente.
O processo participativo de consulta à comunidade universitária, iniciado na década de 1980, abrange atualmente cerca de 30 mil pessoas que integram os quatro campi da Ufal – A.C. Simões, em Maceió; de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), em Rio Largo; Arapiraca e do Sertão –, com regras definidas pela Comissão Eleitoral, conforme o Regimento em vigor. O processo de escolha democrática é referendado no Conselho Universitário (Consuni), cuja reunião será no dia 22 de agosto. Os conselheiros vão escolher os nomes para compor a lista tríplice, mediante votação manifestada individual e oralmente.
O primeiro turno da consulta, dias 1º e 2 de agosto, transcorrerá das 8h às 21h, com votação totalmente on-line. A comissão também vai disponibilizar computadores ligados à internet em vários locais da Ufal. Eles estarão instalados nos seguintes locais: na Reitoria (auditório); no Ceca; no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU); no Espaço Cultural (Praça Visconde de Sinimbu); e nas sedes do Sintufal e da Adufal. Confira aqui como será o passo a passo da consulta à comunidade.
Conforme a comissão eleitoral, o segundo turno da consulta está marcado para os dias 8 e 9 de agosto Mais detalhes sobre o processo de consulta, acessar o Regimento [ver o anexo]. São votantes, docentes integrantes da carreira do magistério público federal, docentes substitutos e voluntários durante a vigência do seu contrato; estudantes regularmente matriculados, técnico-administrativos; docentes e técnico-administrativos aposentados.
Duas chapas concorrem à consulta pública: a chapa 1 – Ufal Plural: um novo tempo para a democracia, liderada pela professora Rita de Cássia Souto, diretora da Faculdade de Letras (Fale), e pelo professor João Araújo Barros, diretor da Faculdade de Nutrição (Fanut); e a chapa 2 – Avança, Ufal! encabeçada pelo atual reitor Josealdo Tonholo e vice-reitora Eliane Cavalcanti.
Os líderes das duas chapas encaminharam à Ascom Ufal um breve relato sobre suas trajetórias e apresentação de suas principais propostas
