O trabalho artesanal faz parte do lazer, ajuda na terapia e também serve de aprendizagem profissional para os dependentes químicos que são assistidos pelas comunidades acolhedoras de Alagoas. Uma das instituições que realizam este tipo de trabalho é a Gênesis, no município de Campo Alegre, que investe na confecção de puffs feitos com pneus reciclados.
A ideia foi colocada em prática há cerca de dois meses. O presidente da instituição, Maciel da Silva, conta que viu vídeos sobre o assunto e logo depois começou a fazer os testes.
“A gente quer incentivar os dependentes a investir em uma profissão. Então, tivemos que procurar algo. Aprendemos o processo e dois dependentes químicos já se animaram e começaram a nos ajudar, nos horários da laboterapia”, contou Maciel da Silva, acrescentando que o projeto é ensinar os demais dependentes, para que todos atuem no processo.
O trabalho começa nas borracharias de Campo Alegre e de São Miguel dos Campos, onde a instituição consegue pegar os pneus que já não servem para os borracheiros. Depois, o material é lavado, pintado e revestido, quando precisam. Em um dia, a Comunidade Gênesis consegue produzir até
quatro puffs.
“A gente faria até mais, mas eles são confeccionados em um horário específico, no nosso tempo destinado à laboterapia. É mais uma atividade de incentivo profissional e estamos conseguindo um bom mercado na região. A prefeitura, empresas e até moradores estão gostando e adquirindo os nossos puffs”, disse o presidente.
Cerca de 150 puffs já foram confeccionados desde que a Comunidade iniciou as atividades. O mais simples é vendido a R$ 60 e um outro modelo, mais trabalhado, é vendido a R$ 100. Outras informações podem adquiridas pelos números (82) 9 9309-6256 ou (82) 9 8702-5738.
