A Unidade de Saúde da Pescaria, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou o bloco “Pescaria na Folia”, que reuniu funcionários e a comunidade para a abertura do Carnaval. O bloco desfilou pelas ruas da comunidade carregando cartazes com mensagens sobre a importância do combate às drogas e noções de cuidados com a saúde.
A diretora médica da unidade, doutora Lucia Leite Rosa, afirma que a ideia é aproximar a comunidade dos profissionais e aproveitar a folia para divulgar noções de saúde.
“Nós queremos transmitir à comunidade que é possível se divertir de forma saudável e responsável”, disse Rosa.
O bloco arrastou crianças, adolescentes, idosos e até gestantes, integrantes de programas oferecidos pela unidade de saúde. Para animar a folia, marchinhas que relembraram os antigos carnavais, e um boi de carnaval, que fez a festa da criançada.
NORACY PEDROSA
O Bloco Voa-Voa, da Unidade de Saúde Noracy Pedrosa, saiu às ruas do Jacintinho. A unidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que atende portadores de transtornos mentais realiza a festa todos os anos.
Os pacientes confeccionaram máscaras, mamãe-sacode, confetes e todas as peças decorativas, além de pintarem as camisas do bloco. Para o diretor-médico da unidade, Luciano Furtado, o objetivo da festa é integrar mais os pacientes com a sociedade e sua família.
“Sempre realizamos festas em datas especiais, como Natal e São João, com o objetivo de ressocializar os nossos usuários diminuindo, assim, o sentimento de segregação”, disse ele. O diretor destacou também que a participação de familiares é fundamental para a valorização das atividades.
Durante o desfile, também foram distribuídos preservativos, femininos e masculinos, além de lubrificantes. Os familiares e moradores da localidade participaram da festa. A unidade atende aproximadamente 150 pacientes com transtornos mentais.
