A programação será aberta com uma carreata que levará a imagem peregrina de Nossa Senhora das Dores até a Capela de Nossa Senhora Mãe dos Homens, no povoado Itaporanga - Foto: divulgação
A comunidade católica do povoado Sapé, em Igreja Nova, já se prepara para viver um dos momentos mais esperados do ano: a Festa e VII Romaria de Nossa Senhora das Dores 2025. O evento, que reúne fiéis, romeiros e devotos em manifestações de fé e tradição, terá como tema deste ano: “Eu sou a Mãe da Santa Esperança.”
A programação será aberta no dia 06 de setembro, às 15h, com uma carreata que levará a imagem peregrina de Nossa Senhora das Dores até a Capela de Nossa Senhora Mãe dos Homens, no povoado Itaporanga, onde permanecerá durante a semana de peregrinação.
No dia 14 de setembro, às 16h, acontece a VII Romaria, saindo da capela de Itaporanga em direção à Capela de Nossa Senhora das Dores, no Sapé, marcando oficialmente a abertura da festa.
Durante todo o período festivo, haverá diariamente o Terço das Lágrimas ao meio-dia, o cântico do Maria Valei-nos e, às 19h, Santa Missa seguida da tradicional quermesse.
Entre os dias 18 e 20 de setembro, a programação contará também com atrações culturais após as celebrações. No dia 18, apresentação a ser confirmada; no dia 19, a banda fanfarra Aurita Rocha; e no dia 20, a quadrilha pé de serra.
O ponto alto das comemorações será no dia 21 de setembro, Solenidade de Nossa Senhora das Dores. As atividades começam às 6h, com queima de fogos, seguida da Missa Solene às 10h. Às 15h, o carro-andor chegará à capela acompanhado pela Orquestra Musical Penedense e visitará o povoado Tabuleiro, finalizando com a procissão pelas ruas do Sapé. O encerramento será marcado por uma grande queima de fogos e um show de louvor com a banda Uma Nova Luz Brilhou.
A comunidade convida todos os fiéis a participarem desse momento de fé, devoção e tradição, fortalecendo ainda mais os laços espirituais em homenagem à Mãe das Dores.


