Foram entregues 80 equipamentos para implantação das hortas
Dezenas de pessoas do bairro Santa Maria foram beneficiadas pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), por meio de convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para apoiar a Agricultura Urbana e Periurbana. Elas receberam mais de 80 equipamentos que visam à implantação das hortas comunitárias no Espaço Cuidar Santa Maria.
Esse convênio objetiva a produção de alimentos para atender famílias de baixa renda e melhorar a segurança alimentar e nutricional da população do bairro Santa Maria. Eles poderão utilizar a horta para consumo próprio ou para geração de renda. Uma escala será disponibilizada pela equipe do Espaço Cuidar, onde cada beneficiário terá seu horário e seu canteiro de produção.
Entre os materiais entregues aos beneficiários estão: caixa d’água de cinco mil litros, mangueiras, sementes, enxadas, EPI (Equipamento de Proteção Individual), aguador, todo sistema de irrigação, terra preta, estrume, pá, escavadeira, entre outros que ajudarão na implantação das hortas.
Segundo a diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Seidh, Lucileide Rodrigues, o projeto de Agricultura Urbana e Periurbana já implantou sete hortas comunitárias e três unidades de beneficiamento de frutas e hortaliças nos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros. “As hortas atendem o conceito de segurança alimentar e nutricional, além de geração de renda para a comunidade e educação alimentar dos beneficiários”, pontua.
A primeira beneficiária a se cadastrar, Tainá Campos Cabral, agradeceu a oportunidade oferecida pelo Governo do Estado. “É muito bom saber que estão depositando uma confiança em mim e nas outras pessoas, oferecendo curso e entregando materiais para a criação das hortas. Essa é uma excelente proposta para crescimento dos jovens do Santa Maria”, comemora.
Outro beneficiário, Everton dos Santos, garante que a implantação da horta vai significar um meio de geração de renda para a população do bairro Santa Maria. “Essa horta vai qualificar melhor e vai dar qualidade de vida de cada um de nós, além de uma renda”, comenta.
Para o vereador de Aracaju, Bigode do Santa Maria, uma ação como esta é importante. “O Santa Maria só tem a ganhar com o projeto”, disse.
A secretária da Seidh, Marta Leão fez questão de acompanhar de perto o cadastramento e a entrega dos materiais para os beneficiários da horta comunitária. “A implantação dessa horta só vai trazer coisas boas para esse povo do Santa Maria, que é tão sofrido e que merece toda nossa atenção”, finaliza.
