×

Cultura

Comunidade debate políticas públicas culturais em Penedo

Comunidade do baixo São Francisco participou atentamente dos debates

O grupo pura ginga de capoeira e o Pólo-Penedo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), realizaram na tarde desta quarta-feira (19), no auditório da Faculdade Raimundo Marinho, o I Fórum de políticas públicas em cultura popular de Penedo. O evento contou com a participação de acadêmicos das faculdades mantidas pela Fundação Educacional do Baixo São Francisco, e também da UFAL, membros da sociedade civil organizada, professores, mestres e representantes de vários segmentos culturais da região.

O evento iniciou com a apresentação da quadrilha “Xamego Bom”, que contagiou a todos com uma bela demonstração de uma das principais manifestações culturais do Nordeste, aproveitando a oportunidade para homenagear a capital do estado, dançando ao som de um “xote arretado” a música “Maceió Minha Sereia”. Em seguida, cumprindo o programado para a primeira parte do evento, foi a vez do “Grupo de Carimbó” da Escola Municipal Barão do Penedo, que ao ritmo da dança originária do Pará, encantou com sua simplicidade a todos os presentes, mostrando sua aprovação por meio de calorosas palmas ao fim da apresentação.

Com o fim das apresentações culturais, tiveram início os debates referentes às políticas públicas para preservação e desenvolvimento da cultura popular em Penedo. Nesse momento o idealizador do projeto, o professor mestre em capoeira Rogério José dos Santos, conhecido como Bentinho, fez uso da palavra e agradeceu a presença de todos os presentes, reafirmando o compromisso social que ele desempenha a frente do Grupo Pura Ginga.

“Nosso compromisso é atender a aquelas pessoas que se encontram em um estado de vulnerabilidade. Nosso projeto é direcionado as pessoas carentes, e não é só composto de capoeira, temos artesanato, reforço escolar e outras atividades que contribuem de forma positiva para a formação de pessoas de bem para a nossa sociedade”, disse o mestre.

Bentinho, também fez questão de agradecer a parceria firmada entre o Grupo Pura Ginga, a Faculdade Raimundo Marinho e a Universidade Federal de Alagoas para que o evento pudesse ser realizado.

SEBRAE marca presença no Fórum

O Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) participou do evento representado pela Palestrante Jackeline Martins, que fez sua rica explanação sobre o empreendedorismo na cultura.

Jackeline tomou como exemplo o caso das Bordadeiras de Penedo, que segundo ela, é um importante segmento de divulgação do artesanato local a nível nacional. A palestrante fez questão de destacar que a Associação das Bordadeiras de Penedo, está inseridas no top 100 do artesanato nacional. “Isso significa que o artesanato produzido em Penedo, está entre os 100 melhores do país, e isso é uma maravilha”, complementou.

A equipe do portal de notícias Aqui Acontece participou do evento e questionou a palestrante sobre qual a importância de um evento como este para a região do Baixo São Francisco, uma vez que por falta de apoio os grupos culturais estão se desfazendo. Jackeline foi enfática e declarou que um evento como este serve justamente para isto, abrir os olhos do poder público para mostrar que a sociedade também se preocupa com cultura.

“Eventos como esse são de extrema importância para aquelas cidades que vivem um momento de crise na área cultural, uma vez que esse projeto, como outros que já participamos, visa levar ao poder público os anseios dos grupos culturais, para que assim possam ser atendidos e valorizados. Isso é importante porque nós não temos como agir sozinhos, o poder público precisa ser nosso parceiro para que tamanho esforço seja válido e reconhecido”, desabafou Jackeline.

Desabafo

A jovem Lucineide Cássia participou do evento e preocupada com a cultura de Penedo fez um importante desabafo sobre a catastrófica situação que alguns grupos culturais da cidade se encontram.

“Em Penedo tem muitos grupos culturais, de vários segmentos, mais estão escondidos por falta de apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Penedo que infelizmente está deixando que esses grupos caiam no esquecimento e, pior, é que as vezes isso é por questões políticas, o que é mais revoltante”.

Lucineide já atuou por vários anos na secretária de cultura do município e desempenhou um brilhante trabalho, tendo como destaque o cadastro de todos os grupos culturais da cidade que eram sempre atualizados para que fossem aproveitados durante os principais eventos do município, o que estimulava e dava condições para que os grupos conseguissem se manter.

A secretária de cultura e turismo de Penedo, Eliana Cavalcante, que participaria da segunda etapa do fórum realizada durante o período noturno, foi representada pela atriz Cláudia Helena, uma vez que a secretária precisou viajar a Brasília para participar de uma oficina promovida pelo Ministério da Cultura. Na ocasião, a representante falou sobre os projetos e desafios assumidos na secretaria municipal de cultura.