
São trinta e duas imagens selecionadas pela equipe realizadora do projeto
Estão em circulação por várias partes do Brasil e outros países os cartões-postais da terceira edição do projeto Autorretrato Nordeste – Quilombos de Alagoas. O conjunto de postais, distribuídos gratuitamente, é resultado das oficinas de fotografia digital realizadas com adolescentes das comunidades de Bom Despacho (Passo do Camaragibe), Palmeira dos Negros (Igreja Nova), Cajá dos Negros (Batalha) e Sabalangá (Viçosa).
As imagens – trinta e duas ao todo – selecionadas pela equipe realizadora do projeto, apresentam aspectos culturais, sociais e econômicos das comunidades quilombolas que estão situadas nas regiões do Litoral, Sertão, Baixo São Francisco e Zona da Mata no Estado.
Para que o conjunto de postais contemplasse toda a riqueza presente no cotidiano e na história das comunidades, a seleção foi realizada priorizando iconografias que retratam os folguedos tradicionais, artes manuais, religiosidade, culinária, agricultura, patrimônios coletivos, características da fauna e flora, e as pessoas, elemento chave que consolida a identidade quilombola alagoana na atualidade.
Durante seis meses, a equipe do projeto percorreu os quatro municípios e promoveu oficinas de fotografia para cerca de cem adolescentes de idades variadas, a maioria fazendo o contato com a máquina digital pela primeira vez. Nas comunidades, a chegada do projeto foi encarada como uma grande oportunidade de apresentar os aspectos positivos das localidades.
Entre vários fatores decisivos para o sucesso das atividades, vale destacar o empenho dos participantes, à participação de lideranças comunitárias e dos colaboradores dos municípios, que se empenharam para ajudar, tanto nas oficinas, quanto na montagem das mostras locais. Os resultados foram totalmente positivos e o impacto atingiu praticamente toda a população residente nas comunidades.
Interessados em adquirir os postais podem entrar contato através do email atitudeideias@gmail.com ou obtê-los durante a exposição que estará em cartaz no espaço cultural da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), localizada no Centro de Maceió. Informações sobre as etapas do projeto: www.retratonordeste.com.