Na noite desta segunda-feira (1), no Centro Cultural Arte Pajuçara, ocorreu mais uma etapa do projeto Oficinas Culturais, promovido pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) com apoio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). O tema trabalhado na segunda oficina foi Elaboração de Projetos Audiovisuais.
A oficina, que foi ministrada pela escritora, designer e produtora cultural, Regina Barbosa, teve como proposta apresentar um panorama da economia criativa e da produção audiovisual. Na primeira etapa do projeto, iniciado no dia 25 de agosto, a oficina, intitulada Elaboração de Projetos Culturais, também foi ministrada por Barbosa.
Após a experiência das duas primeiras oficinas, a instrutora avaliou a iniciativa do Conselho de Cultura e da Prefeitura como positiva e desafiadora. “Foi um desafio passar tanta informação em duas noites, mas acredito que os que tiveram a oportunidade de participar das oficinas aproveitaram um bocado. Foi um momento de aprendizado, de esclarecer dúvidas e de capacitação”, disse.
Barbosa ressaltou ainda a importância das oficinas, principalmente, para os que trabalham no segmento da cultura. “A ideia é incentivar e capacitar as pessoas para que elas possam contar as suas ideias em forma de projeto. Eu sei que elas têm muitas ideias, mas quando se deparam com projetos, muitas vezes têm dificuldades, por isto, é importante que as pessoas participem destes encontros, que promovem a democratização e acesso amplo”, ressaltou.
Os que estiveram presentes também puderam aprender as noções básicas sobre a escolha de formato, gênero e uso de tecnologia na produção audiovisual. O artista visual Levy Paz aprovou a iniciativa. “As oficinas foram muito produtivas. Eu não tenho muita experiência em escrever projetos, mas sei que é importante conhecer e saber como fazer. Hoje em dia, você tem que estar bem fundamentado em questões jurídicas e de tributos. As oficinas vieram para dar suporte e auxiliar a escrever um projeto para, quem sabe, ele ser aprovado”, finalizou.
