A mobilização do Dia Nacional em Defesa do Velho Chico ganha força na região do Baixo São Francisco com a participação das Instituições de Ensino Superior. Pelo menos três universidades de Alagoas e Sergipe já confirmaram presença no ato do dia 03 de junho, que acontecerá na cidade de Penedo e contará com a presença de comunidades indígenas, quilombolas, pescadores, gestores públicos e demais ativistas.
Na oportunidade, estudantes da Universidade Federal da Alagoas-UFAL, Universidade Federal da Sergipe-UFS e Universidade Tiradentes – UNIT farão exposição de painéis temáticos sobre afetos ao rio. A participação dos estudantes dará início, às 7h30, à programação de atividades, que contará ainda com café da manhã regional, relatos das vivências sob a ótica das comunidades tradicionais e dos povos indígenas, caminhada e um ato simbólico às margens do rio com ritual de derramamento de águas e operação simbólica de peixamento.
Haverá também atrações culturais e musicais, além de ações de comunicação. Toda programação terá concentração, às 7h30, no auditório do Colégio Diocesano, de Penedo (Largo de Fatima, S/N – Centro).
O Dia Nacional em Defesa do Velho Chico é uma iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco e propõe que o dia 03 de junho seja de mobilizações simultâneas em toda a extensão da bacia, alertando a todos para a necessidade de revitalização do rio. Para mais informações sobre a campanha, além de textos, imagens e material audiovisual, acesse: http://virecarranca.com.br/.
