Um lote de 1.000 computadores chegou a Alagoas, nesta sexta-feira (3), para atender uma das ações do Projeto Integrado de Gestão para Resultados da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE). As máquinas irão contemplar as 328 unidades escolares do Estado, as 15 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e alguns setores da administração central da secretaria.
O coordenador especial de Tecnologia e Informática da SEE, Jaques Paulino Júnior, informa que a secretaria adquiriu dois mil computadores para dar prosseguimento ao processo de melhoria na gestão de suas escolas. “O primeiro lote chega nesta sexta-feira e o segundo montante está previsto para logo após o carnaval. No segundo momento receberemos mais mil máquinas”, assegura.
Assim que os computadores receberem os sistemas operacionais e aplicativos, adianta Jaques, e forem tombados como patrimônio da SEE, serão encaminhados para instalação nas unidades educacionais do Estado. “A princípio, eles [os computadores] ficarão em galpões com segurança eletrônica e armada e protegidos também por um seguro. Da saída dos galpões até a chegada às escolas estarão bem protegidos”, evidencia.
O coordenador de TI explica que, com estas máquinas, será implantado nas escolas estaduais o Sistema de Gestão Escolar de Alagoas (Sageal). Trata-se de um sistema semelhante ao que é utilizado no estado de Minas Gerais. “Ele foi doado ao Estado e está sendo adaptado para atender nossa realidade”, revela.
O gestor da Tecnologia e da Informática da SEE relata ainda que, com o Sageal em funcionamento, haverá mais celeridade na gestão das escolas. “Com ele será possível obter informações, como, por exemplo, frequência e faltas dos alunos, notas, transporte escolar, merenda e bibliotecas”, expõe.
