Durante a Semana Santa é comum o consumo de peixes, moluscos e mariscos aumentarem. Para a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor Alagoano (Procon/AL) antes de comprar, o consumidor deve observar as condições de higiene dos estabelecimentos que comercializam os pescados e ficar atento para a presença de algumas informações.
De acordo com a equipe de fiscalização do órgão, os peixes frescos devem ser conservados em gelo. Além disso, observar as condições de limpeza dos lugares que os alimentos estão expostos é essencial. “Compreendemos que quando falamos do supermercado, os peixes devem estar em balcão frigorífico. Já nas feiras é preciso ter gelo picado por cima e estar exposto em balcão e protegido do sol”, explica Ricardo Dias, fiscal do Procon/AL.
Já os peixes vendidos em embalagens têm que apresentar informações como peso líquido, identificação do país de origem e produtor, registro do órgão de fiscalização competente, lote, indicação de temperatura para conservação e prazo de validade.
“Os consumidores também precisam ficar atentos para a presença de bolor nesses alimentos, que pode ser prejudicial para a saúde. Uma boa pesquisa de preço e da qualidade do produto pode ajudar a realizar uma compra longe de problemas”, orienta Dias.
Caso o consumidor tenha dúvidas ou presencie irregularidade, pode entrar em contato com o Procon de Alagoas, através do 151, das redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), ou procurar um dos seus pontos de atendimento.
