×

Maceió

Complexo Esportivo da Ufal vai receber Centro de Treinamento da CBF

Reitor Josealdo Tonholo e representantes da Confederação se reuniram para tratar da instalação

Avançam as tratativas para que a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) receba um Centro de Desenvolvimento do Futebol, voltado para o estímulo desta prática esportiva entre crianças e adolescentes. Na semana passada, o reitor Josealdo Tonholo e a diretora do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe), Leonea Santiago, conversaram com Luisa Xavier da Silveira Rosa, gerente de Infraestrutura da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Após essa reunião, Luisa Rosa acompanhou Leonea Santiago em uma visita técnica pelo Complexo Esportivo da Ufal. “O Complexo Esportivo da Ufal, com 42,5 mil m² de área construída, foi um investimento de mais de R$ 28 milhões, do extinto Ministério do Esporte. Esses equipamentos tão importantes são utilizados dentro da Universidade para ações de ensino, pesquisa e extensão, com vários projetos voltados para a comunidade”, ressaltou a diretora do Iefe.

Leonea explica que o Centro de Treinamento que está sendo planejado faz parte do legado da Copa do Mundo, realizada no Brasil em 2014, quando a Federação Internacional de Futebol liberou cerca de R$ 261 milhões para a construção de estádios e centros de treinamento. Em 2019, a CBF e a Fifa assinaram novo contrato para dar continuidade à execução dos projetos até 2023. “O Centro para Ufal será destinado às crianças e aos adolescentes das comunidades periféricas, reforçando uma parceria que já temos com a Federação Alagoas de Futebol (FAF)”, informou.

A diretora do IEFE ressalta, ainda, que a parceria com a CBF já existe em um projeto social de relevância reconhecida nacionalmente na busca de novos talentos para o futebol brasileiro. “O Centro de Treinamento vai consolidar essa parceria e vai permitir também a manutenção do Complexo Esportivo. Temos uma pista de atletismo e um campo de futebol com certificação internacional, mas o corte drástico de recursos tem dificultado cuidar desses equipamentos”, explicou Leonea.

O reitor Josealdo Tonholo comemora mais essa parceria nas ações esportivas da Universidade. O projeto indica a construção de um campo de futebol de grama sintética com tamanho oficial, vestiários, salas de reuniões, ambiente administrativo e espaço de tratamento médico e fisioterapia. “Temos uma equipe de pesquisadores e professores de Educação Física e Esporte bastante qualificada e comprometida. Com nossos educadores e essa estrutura de qualidade podemos dar uma grande contribuição para a sociedade e para o desenvolvimento do esporte”, concluiu o reitor da Ufal.