Com a produção de Keka Rabelo, a histórica Penedo receberá na tarde deste domingo, 28 de novembro, o espetáculo de dança UrubumbaGuelé. A apresentação acontecerá na Orla Fluvial às 16 horas, prometendo atrair uma verdadeira multidão de apaixonados pelas artes cênicas.
A Companhia de Dança UruBumbaGuelé teve o Projeto UruBumbaGuelé, aprovado no Edital de Prêmio de Incentivo á Produção e Circulação de Projetos em Artes Cênicas em Alagoas- Alagoas em Cena 2010, Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas – Secult com o Patrocínio da Caixa Econômica Federal e execução administrativo-financeiro da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa- Fundepes.
O Espetáculo de Dança estreou em Delmiro Gouveia nos dias 19 e 20 de novembro, as apresentações foram realizadas na Comunidade Remanescente de Quilombo de Cruz, no Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas e na Praça Multi Eventos no Centro da cidade.
O Projeto UruBumbaGuelé busca através de espetáculos de rua corporificar e imbricar os movimentos de Capoeira, do Bumba Meu Boi, trazendo para composição rítmica o Urucungo, que na etnia banto significa Berimbau e para Cena de Dança de Alagoas, uma manifestação ritualística que são as Gueledés, entidades encontradas na região do Benin, na África. Além de fundir os movimentos ao som dos instrumentos como Berimbau, Caxixis, Kalimbas e Cabaças, o projeto conta com trilha sonora composta por músicas do baiano Bira Reis.
A cultura da Dança com base nas manifestações populares em Alagoas está em permanente processo de construção e reconstrução, agregando novos saberes e experiências, portanto é pertinente a produção e circulação de trabalhos artísticos deste porte, no qual contribui-se na divulgação da cultura e na elevação da autoestima dos indivíduos envolvidos com a luta contra a exclusão social.
UruBumbaGuelé é uma proposta de Denivan Costa (Denis Angola) graduando em Licenciatura em Dança pela Ufal. Ministra aulas de Capoeira no centro de Estudos e Pesquisa Afro Alagoano- Quilombo, no bairro do Jacintinho desde 2003. Bolsista do projeto Òde Ayê- Neab/Ufal, bailarino-pesquisador-intérprete. Profissional reconhecido por toda Cena Cultural Alagoana por seu empenho em diversos Projetos Culturais na Comunidade do Jacintinho.
O Projeto conta com um elenco de implacáveis profissionais, Direção Artística da Mestra e Doutoranda em Artes Cênicas pela UFBA Nadir Nóbrega, Professora efetiva do curso de Licenciatura em Dança da UFAL, coreógrafa e dançarina premiada com experiências em África, Brasil e Europa. Produtora Cultural e Assessora de Comunicação Keka Rabelo percorreu diversos estados do país e Cabo Verde na África divulgando a música alagoana, produz projetos culturais com comunidades Remanescentes de Quilombo em Alagoas e ampliou os espaços de comunicação para a divulgação da cultura local e dos projetos que circulam na RegiãoNordeste. Jailton Oliveira Bailarino e coreógrafo de dança-performance. Atuando no cenário da dança contemporânea em Alagoas, destacando os eventos Universidança 2010, Registro Geral 2010 e Coordenador de dança da banda Afro Estrela Negra do bairro Jacintinho – Maceió.
