×

Cultura

Companhia Artes Ribeirinhas abre 3ª edição do Intercâmbio de Teatro Estudantil

Cena do Espetáculo

Na noite deste domingo, 21, mais um capítulo da história da Companhia Artes Ribeirinhas foi escrito, com a abertura do 3º Intercâmbio de Teatro Estudantil (ITE) de Penedo. A trupe, que é a organizadora do evento, apresentou o espetáculo “Memórias”, produção bem humorada sobre a trajetória do grupo que tem pouco mais de 4 anos.

A redação do portal de notícias Aqui Acontece esteve presente no secular Theatro Sete de Setembro para acompanhar a abertura do 3º ITE e para conversar com os participantes sobre as perspectivas para essa edição do evento que já faz parte do calendário cultural da cidade de Penedo.

Coopepe sobe ao palco na quarta-feira, 24

O jovem Cláudio dos Santos Vidal, 24, é o diretor do grupo teatral da Cooperativa Educacional de Penedo (COOPEPE), que vai apresentar o espetáculo “Palácio Real em: Deu a louca nas donzelas”. O jovem diretor contou que o trabalho que será apresentado na próxima quarta-feira (24) é resultado de cerca de 3 meses de muito esforço e preparação. “Estamos nos preparando para participar do intercâmbio. Confesso que não é fácil, mas graças ao apoio da direção do colégio e dos familiares dos participantes estamos aí mais uma vez para darmos o melhor de nós. Espero que os jurados e o público fiquem satisfeitos”, contou o jovem entusiasmado.

Peça do Diocesano será exibida na quinta-feira, 25

O grupo de teatro do Colégio Diocesano de Penedo, que apresentará na próxima quinta-feira, 25, o espetáculo “A Pequena Princesa do Sertão”, também compareceu a abertura do 3º ITE, e parabenizou a companhia organizadora pela iniciativa que é de extrema importância para a preservação da cultura e para a formação de platéia,segundo os integrantes da trupe do Diocesano. Dirigidos por uma aluna de apenas 14 anos, a jovem Julia Karoline, e sob os cuidados da talentosa professora Andréia Santana, o grupo foi formado depois da realização de várias oficinas que selecionaram os alunos que mais se destacaram nas atividades de iniciação teatral.

Andréia de Santana não poupou elogios à Companhia Artes Ribeirinhas e nem críticas aos gestores públicos que, segundo ela, ainda investem pouco em eventos como este. “Em Penedo tem dezenas de escolas, mas veja quantas estão participando? Apenas quatro. Isso não pode acontecer. Na minha opinião, o que falta é coragem das diretoras de escolas e principalmente investimento de gestores públicos na área de educação e cultura, que como diz a farda da Cia., andam de mão dadas”, desabafou a professora.

Escola Alcides Andrade apresenta “Auto da Compadecida”

O Colégio Estadual Alcides Andrade é uma das escolas que sempre participam de eventos como este. Tendo à frente do grupo o jovem e “ousado” Willian Miguel, que se desdobra em diferentes funções, o grupo vai apresentar o espetáculo “O Auto da Compadecida”, obra de autoria do mestre Ariano Suassuna. O contra-regra do grupo, Jhon Denison, conversou com nossa Redação e deu sua opinião sobre o 3º ITE. Jhon parabenizou a Cia. e declarou que gostaria que houvessem mais eventos como este na cidade, para dar oportunidade a outros penedenses que não estudam mais, visto que, logicamente, para participar do evento é preciso que o jovem seja estudante de escola pública ou privada.

DivulgaçãoColégio Estadual Com. Peixoto apresenta “A Fórmula de Um Assassino”

O Colégio Estadual Comendador José da Silva Peixoto, onde nasceu a Cia. Artes Ribeirinhas, vai participar da 3º edição do Intercâmbio de Teatro Estudantil de Penedo com o espetáculo “A Fórmula de Um Assassino”. De acordo com o diretor do espetáculo, Anderson Nunes França, 16, o que será apresentado nesta terça-feira, 23, é fruto de dois árduos meses de preparação.

Anderson Nunes agradeceu o apoio da direção do colégio e do comércio local e a oportunidade dada pela Cia. Artes Ribeirinhas. O jovem diretor pediu a organização do evento que no próximo ano um maior investimento seja feito na área da divulgação que, segundo ele,deixou a desejar este ano.

O presidente da Cia., Claudionor do Santos, conhecido como “Kall” agradeceu a todos os participantes pela confiança depositada e pediu desculpas ao público presente pelo atraso na apresentação, que segundo ele, foi ocasionado por problemas técnicos na parte da iluminação do teatro. Kall contou ainda que reconhece que a divulgação não foi realizada de forma satisfatória, no entanto, foi feito o que foi possível devido a escassez de recursos.

“Para se fazer teatro em Penedo é preciso ter muita coragem”

“Reconheço que deixamos a desejar na questão da divulgação, no entanto, fizemos o que foi possível. Para se fazer teatro em Penedo é preciso muita coragem, para viver recebendo portas na cara seguidas de muito não. O comércio de Penedo, não generalizando, parece ser inimigo da cultura. Quando vamos pedir um apoio para a realização de um evento como este, na maioria das vezes o que recebemos é um não e em outras recebemos brindes o que nos deixa impossibilitado de fazer um investimento maior nesses detalhes, como a divulgação”, disse o presidente da Cia.

Comissão divulga Corpo de Jurados

Também na noite deste domingo, os participantes do Intercâmbio de Teatro Estudantil de Penedo conheceram os jurados dessa 3ª edição. Conhecidos no ramo cultural, os jurados escolhidos foram o professor da UFAL Cláudio “Buia” Sampaio, a atriz Cláudia Helena Tavares, o iluminador José Cláudio de Barros Filho, o conhecido Zé Pequeno, e Luís Egno Correia da Silva, o “Espetáculo”.

Confira a programação:

– 21/11 – Memórias (Cia. Teatral Artes Ribeirinhas)
– 22/11 – O Auto da Compadecida (Colégio Alcides Andrade)
– 23/11 – A Fórmula de um Assassino (Colégio Estadual Com. José da Silva Peixoto)
– 24/11 – Palácio Real em: Deu a louca nas donzelas (COOPEPE)
– 25/11 – A Pequena Princesa do Sertão (Colégio Diocesano)
– 26/11 – Tem um Morto em Minha Cama. (Cia. Teatral Artes Ribeirinhas)

– 27/11 – Premiação