×

Negócios/Economia

Como utilizar a tocha plasma para excelência do corte a plasma?

A tocha de plasma é um dispositivo indispensável para o processo de corte a plasma, especialmente porque ela é responsável por viabilizar o posicionamento adequado dos consumíveis e fornecer a refrigeração necessária para o sucesso do corte.

Porém, entre os consumíveis, a tocha plasma é o que mais pode ser utilizado de maneira incorreta, correndo o risco de não ser funcional ou até ausente. Isso acontece porque durante os processos de corte, que ocorrem principalmente na construção civil, é possível que o operador não tenha sido treinado adequadamente para manusear a tocha.

Aliar as ações de um bom operador de máquina com a manutenção adequada pode reduzir as chances de paralisação no local de trabalho e gerar economia com despesas operacionais, como afirma o fundador da empresa Megaplasma, João Ricardo Vieira.

É exatamente por isso que a Megaplasma – referência na produção de tochas e consumíveis para corte a plasma – tem a flexibilidade como característica principal. Segundo João Ricardo, a equipe de técnicos da empresa realiza um estudo inicial sobre as necessidades do cliente em relação aos consumíveis para, em seguida, acionar o time de pessoas responsáveis pela fabricação dos equipamentos, com o objetivo de comunicar qual será o perfil específico do produto.

Erros sobre o uso da tocha a plasma que devem ser evitados

Visando garantir a excelência do corte e lucros maiores, é aconselhável que o profissional não utilize a peça até ela falhar. Um operador experiente sabe distinguir, através de sinais, quando materiais que compõem as tochas estão desgastados, seja pelo som ou cor do arco.

Observar os parâmetros de corte é outra questão importante, pois a seleção dos consumíveis deve ser baseada conforme a espessura do material, da corrente e do gás plasma que será utilizado. Por exemplo, o profissional irá obter melhor qualidade no corte e vida útil prolongada do consumível quando a corrente está ajustada em 95%.

A montagem da tocha é mais um aspecto relevante, pois as peças precisam estar alinhadas e encaixadas com firmeza, visando a garantia do contato elétrico, o fluxo de gás e o líquido refrigerante adequado.

Por fim, a altura de perfuração correta também é essencial. Caso a altura fique muito baixa, os consumíveis de corte a plasma serão danificados – principal causa de falha no equipamento -, e por isso é recomendada a verificação antecipada do controle automático de altura (THC).

Na Megaplasma, empresa consolidada no mercado de consumíveis e tochas, você encontra todos os produtos necessários para trazer qualidade e obter a excelência no seu processo de corte plasma. Entre em contato!