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Como proteger seu negócio online

VPN é um túnel que cria uma conexão absolutamente segura entre múltiplos dispositivos

Ter um negócio virtual é algo cada vez mais comum em todo o mundo não só pelas facilidades, mas também pelo alcance que as diferentes empresas conseguem chegar, conquistando com isso novos e promissores clientes e usuários de seus serviços. No entanto, é preciso agir com cautela para evitar que o que é benefício se transforme em prejuízo.

Quem tem uma loja virtual sabe que a segurança em e-commerce é um dos aspectos mais importantes do negócio. Há por aí uma série de técnicas de invasão que podem comprometer suas informações e se transformar em grandes problemas. Você pode proteger seu negócio usando uma Rede Virtual Privada, ou Virtual Private Network, mas antes é preciso saber o que é VPN. Desta forma, os seus dados estão sempre seguros e protegidos contra hacking.

VPN é um túnel que cria uma conexão absolutamente segura entre múltiplos dispositivos. Permite aos seus utilizadores navegar na internet da forma mais privada, sem se preocuparem com quaisquer restrições ou rastreio externo.

A VPN consegue proteger seu negócio online porque ao conectar-se ao serviço, o seu servidor cria um chamado Canal de Encriptação, que codifica cuidadosamente todos os dados produzidos pela sua atividade na internet. Não disponibilizando mais o seu tráfego ao seu fornecedor ISP. A partir de então, só você e o servidor VPN podem ver a sua atividade digital.

E não é só isso, com o serviço VPN, você recupera sua privacidade, consegue ver e ouvir qualquer coisa que queira, sem geo-restrições e ainda passa a ter total controle dos seus dados pessoais, não importando quando e independentemente do local onde você estiver, garantindo assim mais segurança ao seu negócio online.

Vale lembrar que em agosto de 2018 foi sancionada, pelo então presidente Michel Temer, a Lei nº 13.709/2018, ou Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que tem o objetivo de controlar o uso dos dados que identificam uma pessoa, como nome e sobrenome, CPF e RG, e dados pessoais tidos como sensíveis, que são aqueles que podem gerar qualquer tipo de discriminação, como origem racial e étnica, religião, sexualidade, opinião política, entre outros.

“É uma lei de extrema importância, pois, com a grande participação das redes sociais na vida das pessoas e a crescente opção por fazer negócios em lojas virtuais, basicamente todo mundo tem o seu CPF”, exemplifica Anselmo Bonservizzi. “Dessa forma, o acesso aos dados do cartão de crédito por terceiros poderá ser limitado, além de uma maior fiscalização para empresas que possam vir a infringir o acesso a esses dados”, esclarece.

Outra maneira eficiente de garantir a segurança em e-commerce é aprendendo a perceber os sinais de uma fraude. Essa pode ser a etapa mais difícil, porque não existem elementos que, individualmente, sejam capazes de indicar uma transação maliciosa. Você terá de entender como observar uma vasta quantidade de sinais.

Quem está fraudando um website, por exemplo, tende a adquirir produtos de alto valor e fazer o seu envio para endereços que não possam identificá-los, como caixas postais. Por isso, uma forma inteligente de prevenir fraudes pode ser enviar produtos apenas para o endereço de cobrança do cartão de crédito e, quando o cliente solicitar que seja feito diferente, requerer sua confirmação por e-mail ou SMS.

O assunto da segurança em e-commerce continuará sendo extremamente relevante enquanto esse tipo de comércio for praticado. Conhecer os princípios da segurança da informação pode ajudá-lo a fazer mais para se prevenir.