Aprender a como montar uma loja virtual e começar um negócio online de sucesso pode ser muito mais fácil do que você imagina.
Talvez você não saiba mas, antes de ter uma loja para chamar de sua, certamente terá que se preocupar com domínios, sites, servidores, protocolos de segurança. E isso não é nada fácil ou divertido. Além disso, investir seu dinheiro sem validar seu modelo de negócio, é um grande risco.
Por isso, nesse momento da jornada, plataformas especializadas são uma solução para encurtar o longo caminho que você normalmente teria que percorrer — sozinho—para se tornar do seu próprio negócio.
A Shopify te permite fazer esse caminho de forma mais segura, rápida e o principal: mais lucrativa. Com essa plataforma você pode começar a vender seus produtos online e só depois se preocupar com o restante. E isso tudo, gratuitamente durante o período de testes.
Eu sei que pode parecer bom demais para ser verdade — e nesse caso, é mesmo — mas nesse artigo vamos te dar um passo a passo simples de como montar a sua loja virtual, sem gastar um centavo e começar a vender online.
Passo 1: Escolher um nicho
Antes de qualquer coisa, é preciso saber o que você vai vender em sua loja. Qual será o seu nicho de atuação: vestuário, eletrônicos, jogos… Parece óbvio, mas muita gente boa trava já nessa etapa. A internet oferece, literalmente, milhões de oportunidades de vendas, todos os dias. E se o seu objetivo é tornar-se um empreendedor de sucesso, começando do zero uma loja virtual, pode ser que nesse momento você ainda não saiba ainda o que pretende vender.
Aqui, sem dúvida, levam vantagem aqueles que já possuem um comércio offline, artesãos, pessoas que já conhecem bem o seu público e o produto com que pretendem trabalhar. Mas se você não está nesse grupo, isso não é motivo para se desesperar.
É certo que não existe fórmula pronta para escolher um nicho. Isso depende de vários fatores como: afinidade , conhecimento técnico e até mesmo capital a investir. Afinal, faz muita diferença se você vai vender sapatos ou equipamentos agrícolas em sua loja virtual.
Por exemplo, uma boa maneira de começar a descobrir o seu possível nicho é respondendo duas perguntas que considero perguntas-chave:
1 – O que você gosta de fazer?
2 – O que é tão bom que você faria de graça se pudesse?
Como resultado, as respostas para essas perguntas pode revelar não só suas aptidões e talentos, como paixões adormecidas. E as mesmas podem levá-lo a pensar em produtos que podem te dar um retorno muito bom, tanto financeiro quanto em satisfação pessoal. Lembre-se: dinheiro não é tudo.
Por exemplo: se você ama livros, que tal iniciar uma livraria online? Se você é conhecido entre os amigos como o “rei da pesca” pode encontrar muita realização em montar uma loja de artigos para pesca, e por aí vai…
Mas não pense que é só descobrir a sua paixão e isso vai automaticamente atrair clientes para sua loja. Uma boa estratégia, com estudo de mercado, concorrentes, fornecedores público alvo, além de estar atento às tendências e notícias do setor pode te ajudar muito a ter certeza do produto ou categoria escolhida.
Depois dessa decisão, aí sim, você estará pronto para dar o próximo passo e montar a sua loja virtual.
Passo 2 – Criar a loja
Esse é o passo mais simples e efetivo: criar de fato a sua loja Shopify.
O site todo é bem simples e intuitivo. Em primeiro lugar, ao acessar a página principal Shopify é só digitar o seu e-mail e clicar em começar. A partir daí você será guiado pelo passo a passo do site.

Em seguida, você precisará criar uma senha. Escolha uma senha segura e procure memorizá-la. É importante saber que o nome da sua loja não poderá ser a sua senha, nem combinações sequenciais de números..

Mais uns 3 segundos e nasce a sua loja Virtual! Voilá!

É isso mesmo! Olhando na barra de endereços, em poucos instantes você verá o seu link personalizado https://mariadasilv.myshopify.com/ o que indica que você já tem a sua loja. Muita atenção na hora de preencher os dados solicitados, pois são eles que permitirão que você possa vender e receber seus pagamentos online.

3 – Escolher produtos para vender online
Lembra do passo 1? Então, chegou a hora de colocá-lo em prática. Com a lista de itens ou categorias que você decidiu vender, o próximo passo é fazer buscas de fornecedores para os produtos.
E você não precisa nem ter espaço disponível para um estoque. Pois sendo parceiro da Shopify, você pode vender no sistema Dropshipping. Não sabe o que é? A gente também não sabia há algum tempo. Continue lendo que o processo é bem simples.

Como funciona o Dropshipping?
Dropshipping, traduzido do inglês, bem ao pé da letra, significa transporte em gotas. But, não é isso que o termo quer dizer. Essa é uma modalidade conhecida por estoque na fonte, ou seja, o vendedor tem a opção de vender produtos que não estão, fisicamente, em sua loja.
Nesse sistema, primeiro o cliente realiza o pedido na sua loja. Já com o pedido em mãos ( no sistema), você compra o produto do fornecedor e ele envia direto para o endereço do seu cliente. Simples! Sem estoques e sem complicação.
O mais legal disso tudo é que é que a própria Shopify mantém uma base de informação para que você consiga, sozinho montar a sua loja virtual.
A proposta é que, sem investir nem um centavo, você fature já R$ 250,00. Para isso você conta com as informações e facilidades da plataforma, que oferece desde lista de produtos até imagens gratuitas.
Assim, a sua loja começa a te dar retorno (e até mesmo lucro) antes do fim do período de testes, que é de 14 dias. Após 14 dias, você precisará assinar um plano de acordo com as suas necessidades, que então você já vai saber quais são. O valor dos pacotes é bastante acessível, a partir de 30 dólares por mês. Ou seja: com apenas um dólar por dia você pode ter uma loja virtual totalmente estruturada. É ou não é uma grande oportunidade de mudar o jogo ainda esse ano?
Conclusão
Ter a sua loja virtual online é um processo rápido, fácil e sem riscos. No entanto, isso só acontece quando você conhece as ferramentas certas. O melhor de tudo é poder testar o seu modelo de negócios antes de se comprometer com um plano. E nesse ponto, a Shopify oferece o melhor serviço para você.
