×

Negócios/Economia

Como fazer um test-drive antes de comprar um carro

Comprar um carro é uma decisão muito importante e nada barata. Ainda mais se bater aquele arrependimento depois da aquisição. Então, qualquer pessoa que já comprou o automóvel, seja ele novo ou usado, sabe da importância do test-drive para essa escolha. Esse pequeno período de experiência com o veículo pode ser fundamental para descobrir se vale a pena adquiri-lo ou não.

No entanto, fazer um test-drive no carro que você vai comprar não é simplesmente sair dirigindo por aí. É preciso prestar atenção em alguns detalhes do carro. Dessa forma, como, então, aproveitar, ao máximo, essa degustação? Para não restar dúvidas, preparamos umas dicas para você saber o que fazer quando estiver ao volante do seu provável futuro automóvel. Confira:

1) Qualquer um pode fazer?
Desde que você tenha a carteira de habilitação com a categoria correspondente ao veículo que estará testando, não há problema algum para fazer o test-drive. A recomendação é que tente agendar com antecedência, pois concessionárias que vendem carros usados podem ter seus pátios com veículos bloqueando a passagem daquele que você quer testar.

2) Pergunte sempre
Antes de sair para dar a voltinha, questione o vendedor sobre o percurso, qual a extensão e se é possível sair do roteiro para examinar alguma especificidade do veículo ou até repetir a dose. Ao fazer o test-drive, você não tem a obrigação de comprá-lo ou até mesmo fazer uma oferta, mas pode obter o máximo valor de seu tempo de condução de teste furando a rotina normal e verificar completamente o automóvel. Como o interesse dele é vender e o investimento no carro não é pequeno, se você demonstrar interesse na compra, sem exagerar, é claro, o vendedor provavelmente vai deixar que faça a avaliação do carro como quiser.

3) Cuidados
Verifique todos os principais sistemas do veículo, incluindo freios, motor, transmissão, luzes, outros sistemas elétricos, etc. Inspecione também outras partes funcionais, como portas e janelas, porta-malas e do motor, além de fechaduras. Se um vendedor de carros usados está relutante em mostrar-lhe o motor, porta-malas ou a porta do veículo, sem trocadilhos, mas ligue o alerta!

4) Antes de começar
Ainda não é a hora de começar a se preocupar com a condução. Confira antes cada um dos assentos e os cintos de segurança, ajuste os bancos, verifique o conforto do interior do carro, se a posição de pilotagem é adequada e se as suspensões não deformam demais com seu peso. Outros detalhes incluem o console de comandos do veículo e aparelho de som e DVD. Há ainda itens importantes como:

● Espaço de porta-malas ou para bagageiro;
● Puxadores das portas;
● Luzes, incluindo luzes de freio e as setas;
● Compartimentos e acessórios de armazenamento;
● Assentos e ajustes, incluindo espelhos;
● Conforto e conveniência geral

5) Situações reais
Avalie o automóvel em situações do cotidiano como em subidas e verifique itens como retomada de velocidade, precisão nas trocas de marcha e torque do carro para superar obstáculos como lombadas e valetas em segunda e terceira marcha. Aproveite para levar familiares e/ou amigos no carro e compartilhe opiniões, afinal, eles também serão usuários do carro.