Em fevereiro de 2021 foi divulgada a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo mostrou que os custos com alimentação estão comprometendo, aproximadamente, 22% da renda dos consumidores.
Com a crise pela qual passamos, reduzir despesas é essencial, mas economizar no supermercado tem se tornado um grande desafio. Na comparação entre julho e junho, o preço da cesta básica subiu em 15 das 17 capitais pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). As maiores altas foram em Fortaleza (3,92%) e Campo Grande (3,89%)
Itens como o óleo de cozinha, produtos de limpeza e de mercearia, estão cada vez mais caros e, quando olhamos, a conta já está altíssima. Por isso, resolvemos trazer dicas sobre como economizar em suas compras do mercado.
Elabore uma lista do que é preciso comprar
Fazer uma listinha com tudo o que você precisa para a casa tem duas vantagens. Primeiro, você economiza não comprando produtos desnecessários ou supérfluos. Segundo, você diminui o tempo na hora da compra dando mais agilidade ao processo.
Um truque é separar as suas compras por categorias. Assim, você se organiza e não precisa ficar dando voltas e voltas no supermercado. Uma maneira de fazer isso, é separando da seguinte forma:
● Mercearia;
● Produtos de higiene;
● Produtos de limpeza;
● Bebida;
● Feira;
Defina um limite do quanto pode gastar
Esse é um ponto fundamental. Determinar o valor máximo que você pode gastar ajuda muito na hora da compra. Afinal, você precisará de um controle maior e, assim, acaba levando o que realmente precisa, ficando dentro do orçamento.
Monte o cardápio para a semana
Montar o cardápio da semana é uma sugestão para quem não sabe por onde começar. Essa estratégia facilita as compras e garante que você tenha foco na escolha dos itens. Lembre-se de adicionar todos os ingredientes das receitas em sua lista de compras. #Ficadica!
Fazer compras online é uma boa opção
Hoje, é possível você fazer compras de forma online, sem sair do conforto de sua casa. Além de exigir menos tempo, comprando pela internet você consegue comparar preços e ver em qual mercado sua despesa sairia mais em conta. É bem simples: basta abrir uma nova aba do navegador e olhar o preço dos mesmos produtos em outra loja. Confira as especificações da embalagem.
É preciso ficar atento, no entanto, na taxa de entrega. Alguns mercados apresentam valores menores, mas compensam com o frete.
Aproveite as promoções
Todos os supermercados têm aqueles dias especiais com produtos abaixo do preço. Os setores em promoção variam, às vezes são os itens de mercearia, outras ocasiões uma super oferta no setor de produtos de higiene, e por aí vai. Aproveite os descontos para economizar.
Avalie a possibilidade de comprar por atacado
Comprar no atacado é uma boa dica para segurar os gastos. Adquirir itens em maior quantidade gera uma certa redução no valor final. Produtos não perecíveis, como o arroz e o café em pó, além dos materiais de limpeza e higiene podem fazer parte desse tipo de compra.
Gostou das dicas? Possui alguma outra estratégia que te ajuda a economizar? Que tal compartilhar conosco nos comentários?
