Com a ajuda da tecnologia, tornou-se mais fácil encontrar dicas para levar uma vida saudável. Não é mesmo? Porém, alguns assuntos ainda não são muito falados. Como por exemplo: “Como cuidar da região íntima”.
Infelizmente, por causa disso, muitas pessoas ignoram tratamentos relevantes para essa área do corpo. Não compreendendo que a falta de cuidado acarreta em certos males. Como inflamações, acnes, manchas, entre outras circunstâncias. Portanto, todo cuidado é pouco, viu?
A higiene da região íntima deve ser levada a sério! Assim como o check-up anual que todos precisam fazer ao consultar um profissional de saúde.
A ação preventiva de mulheres, por exemplo, potencializa o combate a várias doenças. Bem como simples hábitos benéficos que melhoram a aparência da pele na região. Como é o caso da depilação adequada que evita a foliculite vaginal e outras situações incômodas.
E então, quer saber mais sobre o assunto? Veja como cuidar da região íntima: 6 Dicas incríveis!
1. Use sabonete neutro
Manter a higiene da região íntima em dia é fundamental para evitar mau odor, doenças e corrimentos. No entanto, nessa tarefa, muitas mulheres acabam usando produtos que não respeitam o pH vaginal. E por isso, lidam com problemas nesta área do mesmo jeito.
Com o objetivo de fazer a limpeza do modo adequado, use sabonete neutro. Leia na embalagem as referências quanto ao pH íntimo. Se o produto oferece a proteção da região ou não. Este fator é ainda mais importante do que fórmulas perfumosas, ok?
Dessa forma, você consegue cuidar do seu corpo, equilibrando proteção, conforto e aparência.
2. Opte por roupas de algodão
É comum que mulheres escolham as roupas pela beleza da peça. O que é totalmente aceitável, é claro! Contudo, alguns tecidos são grandes inimigos na luta pelo bem-estar das partes íntimas. E isso é esquecido muitas vezes.
Afinal de contas, esta é a parte do corpo que passa mais tempo abafada pelas roupas. Sendo assim, preferir peças de qualidade é o ideal para cuidar bem da região íntima.
Opte por roupas de algodão! É um dos tecidos mais macios, e garante a ventilação da área. Evitando assim secreções, propagação de micro-organismos, alergias, entre outros.
3. Tenha cuidado ao usar o banheiro
Diante da rotina corrida, tarefas simples não têm a atenção que merecem. Uma delas é a ida ao banheiro. Normalmente, depois de fazer as necessidades fisiológicas, as pessoas se limpam rápido. Sem perceber que podem fazer isso de uma maneira totalmente errada.
Vale destacar que o uso incorreto do papel higiênico é a porta de entrada para infecções. Até mesmo as mais graves. Estas podem acometer não só a área externa, a pele, como os órgãos internos. Facilitando a proliferação de bactérias e fungos pelo corpo.
Portanto, tenha cuidado ao usar o banheiro! Limpe cada área de forma separada. Seque a região vaginal sempre de frente para trás, usando outro papel ao limpar o ânus. Depois de limpar as partes separadamente, descarte o lixo.
4. Não permaneça com roupas úmidas
É óbvio que durante a estadia em praias, piscinas e parques aquáticos as pessoas ficam com as roupas umedecidas. Porém, tornar isso um hábito é péssimo para a vida saudável. Inclusive para quem quer cuidar da região íncima.
Em geral, a permanência com as roupas molhadas amplia as chances de reprodução de fungos e bactérias. Especialmente nas áreas oclusas pelas peças.
Deste modo, não permaneça com roupas úmidas. Vista outras peças que estejam totalmente secas o quanto antes. Impedindo assim a umidade contínua na região íntima.
5. Troque o absorvente regularmente na menstruação
Durante o período da menstruação, os cuidados são indispensáveis. Uma vez que a parte íntima fica abafada por bastante tempo com o uso de produtos absorventes.
Neste caso, a melhor dica é: troque o absorvente regularmente na menstruação! A fim de evitar a ação de fungos e bactérias. O mais indicado é que o item seja trocado num intervalo máximo de 5h. Isto é, considerando o volume do fluxo no ciclo menstrual.
6. Consulte um ginecologista
Ir ao ginecologista com frequência é essencial para cuidar da parte íntima. Afinal, ele é especialista no assunto. Por isso, tem o conhecimento necessário para identificar quando há algo de errado nesta área do corpo.
Inclusive é o médico que faz o preventivo e indica exames específicos. À ele devem ser notificados casos como: dor, ardência, coceira e vermelhidão da região íntima.
Portanto, consulte um ginecologista! Mantenha a prevenção de doenças em dia para ter uma vida melhor. Saiba sempre como cuidar da região íntima do jeito certo!
Por Priscila de Almeida