×

Negócios/Economia

Como criar um curso online e ganhar dinheiro na internet

Em tempos de internet e de diversas atividades desenvolvidas virtualmente, você já parou para pensar em criar algo seu nesse ambiente moderno, como um curso? Com a disseminação de informação por meio de plataformas virtuais, nada melhor do que pensar em como criar um curso online para divulgar novas propostas e ideias para o público.

Independentemente da faixa etária, atualmente a maioria da população se encontra conectada ou ao menos possui acesso, ainda que não durante todo o dia, à internet. Ainda assim, o tempo de acesso nos sites e redes sociais demonstram que o ambiente virtual é um local válido para obter investimentos. Porém, de que forma pode se criar um curso online?

As instituições físicas voltadas para o ensino ou a propagação de conhecimento e informação devem ampliar seu espaço de inserção na rotina dos indivíduos, e uma dessas formas é obter espaço dentro do ambiente virtual, acompanhando a todos em todos os momentos. Os jovens, principalmente, se veem mais apegados ao ambiente online do que até mesmo à vida real, sendo um campo interessante de investimento, já que os atraem, e muitos ainda estão no colégio.

A iniciativa de plataformas digitais de EAD (Ensino À Distância) são o futuro da sala de aula, e permitem uma melhor dinâmica de horários e adaptação do estudante — esteja ele onde estiver. Já são usadas de forma constante em alguns lugares do mundo, que investem em tecnologia e criam seu conteúdo a partir disso.

Várias instituições de Ensino Superior, principalmente nos Estados Unidos, apostam na difusão de conhecimento por meio dos cursos online. A própria distribuição de conteúdo universitário, que já é online, seja por e-mail ou PDF, já se dá em meio virtual: por qual razão não se poderia passar o conhecimento de sala de aula por meio do ambiente virtual?

Há um passo a passo importante para que a criação de um curso online dê certo. É necessário, em sequência: planejar, analisar os concorrentes, produzir conteúdo e escolher a melhor plataforma e-learning a ser utilizada.

Sendo assim, podemos pontuar e comentar cada um dos tópicos para como fazer um curso online:

Planejar: Analise todos os custos que envolvem o projeto, desde a filmagem, aos custos de produção normais em relação a isso. Além disso, devem estar estruturados e organizados todos os assuntos que deverão existir no conteúdo disponibilizado virtualmente. Mesmo que não seja um especialista em economia e mercado, observe em qual mercado o seu negócio está inserido, além de identificar o seu público-alvo, algo crucial para o sucesso do seu empreendimento. Isso evita aborrecimentos futuros.

Analise os seus concorrentes: delimite quais os pontos fortes e fracos de quem está no mesmo mercado que você, e quais as possíveis ameaças mercadológicas e de adiantamento de tendências e conteúdo esses concorrentes podem ter. Observe sempre.

Produzir conteúdo: Você sabe como, de fato, produzir o conteúdo que estará presente no seu curso? É necessário conversar com pessoas que entendem sobre as práticas de audiovisual, pensando nas questões envolvendo gravação de conteúdo, como melhor formato para gravar, mixagem de som, além da edição dos vídeos, algo fundamental. Se o que pretende é algo em menor escala, gravar a si mesmo em vídeos filmados por si mesmo também não é impossível, só exige prática.

Escolher a melhor plataforma: Tente encontrar no mercado alguma plataforma LMS, ou “Learning Management System”, que atenda às suas necessidades e permita que o seu conteúdo ou o da sua instituição de ensino consiga ser capaz de transmitir as informações para os estudantes virtuais da melhor forma possível. Esse é um ponto importante, uma vez que muitas pessoas desistem de plataformas EAD por sentirem-se inseguras à transmissão de conteúdo e se isso poderia atrasar os seus cursos.