As vendas online já são responsáveis por grande parte do que é comprado no Brasil
Quer saber como o e-commerce se tornou um sucesso total nos últimos anos? Então, continue conosco e mate a sua curiosidade sobre o assunto!
As vendas online já são responsáveis por grande parte do que é comprado no Brasil, onde nos últimos anos cresceu mais que o varejo físico.
De acordo com pesquisas da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) do ano de 2018, as lojas físicas tiverem um aumento de apenas 2,3%, ao passo que as virtuais mais de 15%.
Além disso, em âmbito mundial, as compras feitas pela internet têm crescido 5 vezes mais que as feitas offline, especialmente nos Estados Unidos, onde esse modelo já é forma mais usual de comprar.
Isso nos mostra que em pouco tempo o e-commerce brasileiro tende a dominar o mercado, ou seja, revolucionando ainda mais as nossas vidas e a forma como compramos.
Mas, afinal, quais são os motivos para esses ótimos resultados? É justamente sobre isso que falaremos no tema de hoje.
Confira a seguir algumas razões que demonstram a maior demanda pelas vendas online!
1. AUMENTO NOS INVESTIMENTOS PARA VENDAS ONLINE
Inovação e tecnologia só pode resultar em bons resultados, não acha? É essa então uma das maiores razões do disparo de compras feitas pela internet aqui no Brasil.
Segundo pesquisas da Ebit|Nielsen, os constantes investimentos em áreas como programação e tecnologia da informação garantiram o sucesso das lojas virtuais nos últimos anos.
Assim, a maior preocupação do e-commerce em tecnologias que facilitem a experiência de compra online já corresponde a aproximadamente 10% da receita proveniente das vendas concretizadas.
Ou seja, investimento com retorno acaba movimentando o mercado e consequentemente impulsiona o crescimento.
2. MAIOR OFERTAS DE PRODUTOS BARATOS
Nos últimos anos houve um grande aumento na oferta de produtos de menor valor aquisitivo, fazendo com que os consumidores acabem comprando mais.
Essa estratégia foi crucial para o sucesso das vendas online, considerando que produtos mais baratos, como cosméticos, moda e perfumaria, permitem que o público tenha mais interesse em comprar.
Por que disso? Basicamente para testar a confiabilidade desse tipo de negócio, uma vez que o menor tíquete médio desse setores estimulam o consumidor a efetuar mais compras e até mesmo testar, pois caso algo dê errado, o valor perdido será insignificante.
Além disso, esse tipo de comportamento no e-commerce brasileiro demonstra uma maior maturidade do mercado, onde os consumidores estão apostando em bens não duráveis, que é a principal fonte das lojas virtuais em países desenvolvidos.
3. AMPLIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA MOBILE
Os dispositivos móveis como smartphones e tablets são cada dia mais procurados no país, fazendo com que as pessoas tenham acesso mais facilitado a tudo na internet.
Isso refletiu positivamente no comércio online, uma vez que com a expansão no número de celulares as lojas virtuais tiveram que se adaptar para gerar uma melhor experiência na hora da compra.
Só para você ter uma noção real do que estamos falando, em 2013 apenas 5% das compras online eram feitas via dispositivos móveis, enquanto que em 2019 já soma-se mais de 40%.
Assim, é possível perceber a importância do M-commerce, que modificou drasticamente as estratégias adotadas nas vendas online.
Então, essa expansão nesse tipo de canal é super bem-vista aos olhos dos consumidores, gerando assim ótimos resultados ao mercado de vendas online.
4. AUMENTO NAS VENDAS EM MARKETPLACES
O marketplace se tornou o queridinho do público das lojas virtuais e de acordo com dados do 37° Webshoppers, cerca de 32% das vendas online em 2017 foram feitas nesse ambiente.
Ainda nesse cenário, os marketplaces renderam ao e-commerce um total de 73,4 bilhões de reais, um crescimento de aproximadamente 22% a mais que no ano de 2016.
Por isso, o aumento de ofertas no marketplace é um dos responsáveis pelo disparo nas vendas feitas pela internet, visto o total de bens de consumo foi altamente lucrativo, impulsionando o mercado.
5. FORTALECIMENTO DAS REDES SOCIAIS

Atualmente, as redes sociais são os canais de comunicação mais explorados pelas empresas quando o assunto é marketing digital.
Além disso, nos últimos anos houve um aumento expressivo no número de perfis nas mídias sociais, especialmente no Instagram.
Isso tudo facilitou e muito a produtividade do e-commerce brasileiro, pois com o grande fluxo de pessoas acessando as redes sociais, maior a interação das empresas, ou seja, mais visibilidade no mercado.
Outro fator bem importante nesse sentido foi quanto as estratégias de marketing adotadas nos últimos anos, considerando que cada vez mais se aposta em influenciadores digitais e ofertas exclusivas.
Tudo isso contribui para um aumento no interesse do público em comprar online, que ficam mais próximos do ambiente de compra, afinal, somos a população que passa mais tempo conectada na internet.
6. AUMENTO DO PAGAMENTO A VISTA
Para quem pensa que os pagamentos parcelados são maioria no comércio eletrônico, saiba que está muito enganado.
O crescimento do pagamento a vista foi muito importante para o crescimento das lojas virtuais no Brasil, onde atualmente esse tipo de pagamento já predomina em 55% das compras feitas pela internet.
Tal fato vem de encontro não só ao amadurecimento do consumidor, mas também devido ao perfil de consumo, que como mencionamos, as pessoas estão investindo cada vez mais em bens não duráveis.
Assim, o brasileiro optando por produtos mais baratos não vê a necessidade de parcelar a compra em várias vezes, o que consequentemente leva a menores taxas de endividamento e maior controle sobre o seu dinheiro.
Ou seja, tendo controle de suas finanças, mais rapidamente voltará a comprar.
Portanto, esperamos ter lhe ajudado a analisar melhor o panorama geral do e-commerce brasileiro, especialmente nos últimos anos.
Com toda a certeza esses fatores contribuíram e muito para o desenvolvimento das vendas online, que prometem disparar ainda mais nos próximos anos!
Sendo assim, há espaço para novos empreendedores digitais apostarem no comércio eletrônico, onde estruturando corretamente a sua loja virtual o sucesso é garantido!
