1. Intro
A utilização correcta das áreas florestais para cultivar a madeira necessária para as explorações agrícolas, e se as técnicas de cultivo e protecção florestal forem utilizadas de forma sensata, os humanos podem obter uma quantidade maior de madeira. E a experiência mostra que tal madeira sai sempre de maior qualidade. Contudo, devido a factores de crescimento da população e ao inevitável aumento da procura de recursos naturais potencialmente renováveis, incluindo a madeira, a retirada de tais áreas grandes e selvagens da exploração económica deve ser compensada de alguma forma. A gestão florestal oferece a possibilidade de tal compensação. A gestão florestal inteligente também é possível graças às empresas novas, que estão em constante desenvolvimento no mercado nesta área. Tais arranques oferecem possibilidades novas de criação, monitorização, protecção e gestão inteligente das florestas. Estas medidas podem ser tomadas com dispositivos e aplicações especiais para a gestão florestal e a desflorestação controlada. Alguns exemplos das plataformas de monitoramento florestal:
2. Flash Forest
Flash Forest é uma aplicação canadense para o plantio automatizado de árvores. Drones da empresa canadense Flash Forest plantam árvores 10 vezes mais rápido que os humanos, usando cápsulas que são lançadas do ar. A empresa utiliza a mais recente tecnologia de drones combinada com software de fotografia aérea. A aplicação da empresa ajuda a automatizar e assim acelerar o processo de reflorestamento em áreas onde os incêndios destruíram florestas. Após o plantio, as pessoas verificam as áreas plantadas para ver até que ponto as mudas estão crescendo bem.
3. GainForest
O start-up suíço GainForest utiliza a inteligência artificial para reverter o desmatamento. Seus algoritmos analisam dados de satélites e drones para avaliar o uso sustentável do solo. A chave principal para esta organização é que os indivíduos podem fornecer dinheiro para os agricultores que mantêm o ecossistema em que vivem. Ou seja, um agricultor pode ganhar dinheiro não pela extração de árvores, mas pela conservação de sua diversidade. Em vez de cortar árvores para dar lugar a cultivo e gado, a decisão incentiva os agricultores locais desta forma.
4. Xulene
Esta empresa fornece um rastreamento inteligente da cadeia de fornecimento de madeira. A companhia start-up permite confirmar sua origem e certificação. A plataforma utiliza a tecnologia de satélite, a cadeia de bloqueios e o mapeamento da cadeia de abastecimento. Isto é feito para criar um conjunto de dados transparente para todas as partes envolvidas. Tais passos contribuem para o manejo sustentável da floresta.
5. Timbeter
Timbeter é a solução nova para os trabalhadores da indústria madeireira. O software calcula o número de troncos, o diâmetro de cada tronco e o volume. Este aplicativo pode calcular com alta precisão quantos cubos de madeira estão em uma pilha e em um caminhão de madeira.
Cada medida é armazenada na nuvem, o que dá acesso a todas as imagens. O software simplifica o inventário e também fornece aos usuários prova digital das medidas.
6. Cultivo
É um start-up financeiro americano, com o objetivo de levantar US$ 1 bilhão em investimentos durante 5 anos, para projetos de regeneração em 3,5 milhões de hectares. O projeto não só trata da restauração de florestas, mas também de pastagens e áreas úmidas. О projeto se concentra na agricultura regenerativa. O projeto trabalha com as tecnologias de sensoriamento remoto. Todos os projetos são agrupados em produtos de investimento.
Conclusão
Essas empresas iniciantes têm como objetivo a preservação das florestas e do meio ambiente. Utilizando tecnologias e abordagens modernas, eles garantem um uso mais inteligente do terreno.
