O Comitê Técnico de Mobilização esteve reunido nesta segunda-feira (11), para discutir o Plano de Atividades para o enfrentamento da Influenza H1N1 (gripe A). Na quarta-feira (13), os representantes do Comitê se reúnem com técnicos das Vigilâncias Epidemiológicas das Secretarias Municipais de Saúde. O encontro será realizado, das 8h às 13h, no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Cleide Moreira, informou que o encontro será de fundamental importância, uma vez que, os municípios são os responsáveis pela notificação, investigação e acompanhamento dos casos. E, ainda, pelo tratamento de baixa, média e alta complexidade.
Ainda na pauta da reunião foi discutida a situação dos hospitais de referência do Sistema Único de Saúde ( SUS) e que possuem UTI para o atendimento de paciente em casos casos graves da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Em Maceió, as unidades referenciadas do SUS são: os Hospitais Escola Hélvio Auto, Hospital Universitário e Maternidade Santa Mônica. E para os pacientes que possuem plano de saúde os hospitais são: Unimed, Hospital do Açúcar, Santa Casa de Misericórdia e Sanatório.
Casos – Desde o aparecimento do primeiro caso de gripe A em Alagoas, foram notificados 31 casos da doença, sendo que nenhum foi contraído no Estado. Os principais sintomas da gripe A são: febre superior a 38° C, tosse e dispneia, acompanhada de manifestações gastrintestinais.
Em caso suspeito da doença ou para adquirir mais informações, qualquer pessoa pode acionar o Cievs, que conta com uma equipe técnica de plantão 24 horas, inclusive nos feriados e finais de semana, por meio dos telefones 08002845415, 3315-2059/ 1668 8882-9752 ou pelo e-mail notifica@saude.al.gov.br.