Tornar Maceió um dos Centros de Treinamento da Copa 2014. Esse é o objetivo do Comitê Gestor do Projeto Alagoas Centro de Treinamento de Seleção da Copa do Mundo 2014 (Comcopa Alagoas) e de integrantes do governo federal, que se reuniram nesta segunda-feira (23) para discutir estratégias e ações de fortalecimento do destino para o evento.
O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). Dentre as ações sugeridas, está um suplemento de divulgação do destino, que será enviado às confederações para apresentar o potencial de Alagoas e seus atrativos turísticos, além de seus equipamentos e serviços. O presidente da Lei Geral da Copa 2014 e intermediador das ações entre o Comcopa e o Ministério do Esporte, o deputado federal Renan Filho, afirmou que o ministério tem todo o interesse de contribuir para que o Estado para se torne um centro de treinamento.
A secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, ressaltou a importância desse apoio. “Com a vinda de uma equipe para treinamento em Maceió, teremos mídia espontânea e isso é válido demais”, disse. “O Ministério do Turismo definiu os destinos que podem e estão preparados para receber turistas no evento da Copa 2014 e Alagoas recebeu a chancela de nove municípios. Estamos geograficamente muito bem localizados entre duas sedes, Recife e Salvador”, acrescentou. Visando o evento, a Setur abriu a licitação para contratação de uma consultoria especializada em planejamento de grandes eventos esportivos, que definirá estratégias para que Maceió se torne um CT. Os produtos realizados pela consultoria são planejamento estratégico, estruturação da concessão – parceria público-privada -, plano de marketing e operação assistida. “As demandas da Fifa, até o momento, estão sendo atendidas”, assegurou o superintende de Investimentos da Setur-AL, Marcos Pradines, que esteve presente ao encontro. Também participaram da reunião o secretário-adjunto da Educação e do Esporte, Jorge VI, e representantes do Gabinete Civil e da Setur.