O governador Teotonio Vilela reuniu, na tarde de segunda-feira (1°), o Comitê de Acompanhamento das Ações de Defesa Agropecuária e o senador Benedito de Lira. Durante a reunião, realizada no Palácio República dos Palmares, foram discutidas medidas para Alagoas avançar para o status de zona livre de febre aftosa com vacinação.
“O Ministério da Agricultura já anunciou que pretende classificar o bloco do Nordeste como um todo. Mas se algum Estado ficar para trás, não será qualificado com os outros. Por causa de um, seis não podem ser prejudicados. Por isso Alagoas tem que fazer a sua parte”, declarou o governador.
As resoluções obtidas na reunião serão repassadas, nesta quarta-feira (3), ao secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Francisco Jardim. Solicitado pelo senador Benedito de Lira, o encontro acontece em Brasília e deve contar com a presença de membros do Comitê de Defesa Agropecuária.
“Vamos expor ao secretário o que o Governo tem feito para solucionar cada falha que ainda existe no sistema de defesa agropecuária de Alagoas”, destaca Manoel Tenório, diretor-presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).
Entre os pontos que devem ser abordados, estão a reestruturação do organograma da Adeal, contratação de novos técnicos para a agência, Projeto de Cargos e Salários para servidores da Adeal, fundo de emergência, sistema de controle e cadastro das espécies animais e a Feira de Gado de Dois Riachos. “A feira é um grande problema para a sanidade animal, mas o estado está empenhando em solucioná-lo”, diz Jorge Dantas, secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).
Presidido pelo governador Teotonio Vilela, o Comitê de Defesa Agropecuária é formado por representantes do poder público, produtores e terceiro setor. Além da Adeal e Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), o comitê tem entre seus membros representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas; Associação dos Criadores de Alagoas; Conselho Regional de Medicina Veterinária; Sindicato dos Produtores de Leite de Alagoas; Associação Brasileira de Criadores de Zebu; Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas; Sebrae; Superintendência Federal da Agricultura em Alagoas e Polícia Militar de Alagoas.
