×

Alagoas

Comitê de combate à tortura faz primeira reunião com novo presidente

O Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura se reuniu nesta segunda-feira (21), no Ministério Público Federal, para ter o primeiro encontro com os integrantes, após Geraldo de Majella assumir a presidência do colegiado, no lugar da promotora Karla Padilha.

Segundo o novo presidente, o combate à tortura é uma das questões mais importantes no ponto de vista da preservação da dignidade humana. “O combate sistemático a todas as formas de tortura é o que tem motivado o trabalho de todos os comitês do Brasil”, afirmou.

Segundo ele, já foram realizadas reuniões com a Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Administração Penitenciária para conhecer o sistema prisional de Alagoas e agora haverá reunião com a Secretaria da Paz, responsável pela gestão das unidades de internamento de menores. “Vamos esclarecer qual o papel do comitê, de cobrar do gestor público e de controlar todas as ações que possam descambar para a tortura, seja em qual nível for”.

Participaram da reunião, Roberta Barbosa, representando o Ministério Público Federal; o capitão da Policia Militar Iran Rego; Atila Vieira, do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua; Maria das Graças do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos; e Fátima Canuto, secretária-executiva do CEPCT/AL.

A próxima reunião está marcada para o dia 11 de novembro, às 9h, na Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos.