A novela que continua travando as comissões parlamentares na Câmara de Vereadores de Penedo começou a sinalizar um final feliz. Sem contar ainda com as Comissões de Finanças e de Fiscalização, os vereadores Alcides de Andrade Neto (PR), Josué Marques (PMDB) e Raimundo Souza (DEM), assumiram respectivamente como presidente, relator e membro e formaram a Comissão de Justiça, única até o momento composta para apreciar os projetos enviados em regime de urgência para a Casa de Leis.
O recesso legislativo terminou em Penedo no dia 03 de fevereiro e até dez dias depois deveriam ter sido protocoladas as indicações para a criação das comissões parlamentares, no entanto, as dúvidas geradas em torno das vigências partidárias, relacionadas aos vereadores que representam seus partidos na Câmara foram interpretadas como uma forma ofensiva e um ato de coronelismo.
Algumas reuniões geraram outras reuniões e nada ficou definido, servindo os encontros apenas para uma exaltação de ânimos, quando vereadores trocaram farpas e acusaram-se mutuamente de subserviência, insignificância partidária, irresponsabilidade e falta de pulso para decisão própria. Alguns edis chegaram a ausentar-se das discussões apenas lamentando a ausência de uma comissão de ética na Câmara de Vereadores de Penedo para a adoção das providências cabíveis.
Na sessão ordinária desta quinta-feira, 10, a formação das comissões parlamentares voltou a gerar polêmica, quando respaldados por certidões e declarações, os vereadores entraram em confronto de informações, amparados em documentos gerados pelo Cartório Eleitoral de Penedo, responsável pela 13ª Zona, e outros gerados pelo Tribunal Regional Eleitoral, estes últimos contrariando as informações cartoriais.
“Essa questão partidária virou uma canalhice. Tornamos-nos reféns das legendas e sem condição de termos nossas próprias decisões”, disse o presidente da Câmara, Manoel Messias Lima, o Messias da Filó, filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). De acordo com o presidente do parlamento, uma audiência com o Juiz Eleitoral da 13ª Zona, Claudemiro Avelino de Souza deve ser pleiteada na próxima semana para que um novo roteiro possa mudar os atuais capítulos da novela que narra a complicada formação das comissões parlamentares na Câmara de Vereadores de Penedo.