×

Maceió

Comissão lança calendário para eleição de diretores das escolas municipais

Secretário Thomaz Beltrão

O calendário eleitoral para a escolha de diretores e vices-diretores de escolas municipais de Maceió está aberto. A solenidade de lançamento aconteceu no ginásio Tenente Madalena, no bairro da Cambona. A partir de agora, começam os prazos para o pleito que ocorre no dia 19 de outubro, em 120 escolas da rede municipal de ensino.


O presidente da Comissão Eleitoral, Antonio Benedito Barros Lima, explica que os critérios para participar da eleição: o candidato precisa ser professor, ter no mínimo um ano de exercício na escola à qual está concorrendo, apresentar um plano de gestão para a escola e as certidões negativas emitidas pelos órgãos municipais, como a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Procuradoria Geral do Município (PGM).


“O processo como um todo, envolve professores, funcionários, alunos e a comunidade na qual a escola está inserida, desde que os pais tenham seus filhos nela matriculados”, explica Antonio Barros.


O secretário-adjunto da Semed, Marcelo Nascimento, disse que a secretaria optou pelo regime de gestão democrática por representar um avanço na educação pública. “A partir do momento em que adotamos essa prática de escolha democrática dos diretores e seus vices, surgem desafios, visto que suscitam medidas que precisam ser adotadas para favorecer uma harmonia do ambiente escolar, de forma a que todos os atores envolvidos no processo sejam, também, gestores”, considera Nascimento.


Ainda na abertura do processo eleitoral, o secretário municipal de Educação Thomaz Beltrão destacou a importância da escolha dos dirigentes das unidades de ensino por comprometer a comunidade na gestão e na fiscalização da rede municipal de ensino. “Toda força à comunidade escolar. Esta modalidade de escolha envolve a todos na administração da educação pública municipal”, completa o secretário.


A Comissão Eleitoral entregou os kits informativos referentes ao calendário eleitoral a todos os representantes das 120 unidades escolares da capital, no qual constam todas as etapas da disputa. Nele, consta, inclusive, espaço para candidatos fazerem o conhecido “boca-a-boca” junto aos eleitores.