×

Cultura

Comissão discute programação do Mês da Consciência Negra

Os preparativos para as comemorações do mês alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, foram discutidos na reunião da Comissão Organizadora do Mês da Consciência Negra em Alagoas, realizada nesta sexta-feira, (14), na sede da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A reunião contou com a participação das instituições que compõem a Comissão, sob a coordenação da Secult. O objetivo da reunião é a elaboração do plano integrado das atividades comemorativas que ocorrerão durante todo o mês de novembro.

A comissão – composta por vários órgãos do Governo de Alagoas, Fundação Cultural Palmares, Prefeituras de União dos Palmares e Viçosa, Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Federação Alagoana de Capoeira – definirá a programação que será realizada durante todo o mês de novembro, além do conjunto de ações para a realização das atividades no dia 20, na Serra da Barriga.

Segundo o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, essa é uma ação que vem sendo desenvolvida com a parceria dos órgãos estaduais, municipais e demais entidades convidadas para que as comemorações aconteçam com a estrutura necessária, agregando as ações existentes em alusão ao dia 20 de novembro e ampliando a programação para outros municípios alagoanos.

“Esse é o terceiro ano que a programação se estende para outros municípios. Essa ampliação teve início em 2008, com a participação na programação dos municípios onde existem comunidades quilombolas. Estaremos agregando essas programações no Mês da Consciência Negra para cada vez mais difundir e valorizar essa data tão simbólica para Alagoas”, ressaltou.