×

Política

Comissão debate planos de produção e incentivo à modernização industrial

Audiência ocorrerá no plenário 5, a partir das 9h30.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados discute hoje os planos de produção e estímulo à modernização de indústrias nacionais.

O objetivo da audiência pública, solicitada pelos deputados Esperidião Amin (PP-SC), Júlio César (PSD-PI) e Renato Molling (PP-RS), é debater a criação de novas políticas públicas como estratégias de desenvolvimento. “Trata-se de alternativa para retomada do crescimento e competitividade da indústria brasileira”, ponderam.

Os parlamentares destacam a importância da nova dinâmica que inclui a sustentabilidade nos negócios, em especial nas cadeias produtivas das indústrias. Eles lembram as promessas feitas pela presidente Dilma Rousseff durante a Conferência Sobre Desenvolvimento Sustentável, durante a 70ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, segundo as quais o Brasil vai reduzir em 43% os gases que provocam o efeito estufa nos próximos 15 anos.

Por isso, consideram importante avaliar a possibilidade de financiamento de equipamentos que forneçam processos industriais dotados de condições para preencher tais requisitos.

“Nossa balança comercial tem, historicamente, guardado forte dependência em relação a “commodities”, e essa dependência nos fragiliza. Infelizmente, o que temos observado é a redução de participação do setor secundário na formação da riqueza nacional. A “janela” de oportunidades que acontece devido à alta do dólar merece atenção inteligente por parte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e do BNDES no sentido de fornecer a melhoria do desempenho do nosso parque industrial”, afirmam os parlamentares.

Convidados:

– o secretário do Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Carlos Gadelha;
– o superintendente da Área Industrial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maurício Neves;
– o presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato, representando a Confederação Nacional da Indústria (CNI); e
– o diretor de Competitividade, Economia e Estatística da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Mário Bernardini.

A audiência ocorrerá no plenário 5, a partir das 9h30.