Vereadores foram recebidos pelo diretor da UE, médico Luiz Renato
A Unidade de Emergência Antonio de Jesus, sediada em Penedo, recebeu na tarde desta quinta-feira, 14, a visita de uma comissão de vereadores, formada pelo presidente da Câmara, Manoel Messias (Messias da Filó-PDT), Raimundo Souza (DEM) e pela bancada do PMDB, composta pelos vereadores Josué Marques (Bili Marques), Derivan Thomaz e Marival Oliveira, o Sargento Marival.
Durante a visita que teve o objetivo de conhecer de perto as condições de atendimento no pronto-socorro, os vereadores se depararam com a carência em relação a equipamentos necessários à realização de determinados procedimentos. Os parlamentares também visitaram o Centro de Diagnóstico, onde o aparelho de Raio X que funcionava com deficiência, oferecendo dúvidas aos médicos que já não indicam mais a realização de exames pelos aparelhos do centro, encontra-se quebrado.
De acordo com o vereador Derivan Thomaz, o maquinário já está ultrapassado e sem corresponder com as necessidades dos profissionais que necessitam de um exame realizado com eficiência para expedir um diagnóstico preciso.”Não podemos parar no tempo e ficar operando com aparelhos defasados que não atendem as necessidades dos pacientes e dos médicos”, declarou o vereador que também é funcionário da Unidade de Emergência de Penedo.
Sugestão de exames em outros centros
Atualmente os profissionais médicos pedem para que as pessoas que podem realizar Raio X em outros centro urbanos que o façam, pois os resultados obtidos em Penedo tem gerado dúvidas e evitado que um diagnóstico preciso seja ofertado ao paciente que na maioria das vezes é atendido na Unidade de Emergência.
Segundo Derivan, os pacientes que procuraram Centro de Diagnóstico na manhã desta sexta-feira (15) receberam a informação de que o equipamento ainda está quebrado. “É lamentável uma cidade na dimensão de Penedo ter que se submeter a um tipo de tratamento desse por parte do poder público. Primeiro o equipamento parou por falta de revelador, o produto químico necessário para produzir o resultado do exame e, depois a processadora parou e isso certamente pode ser atribuído à falta de revisão que deveria ser feita no máximo de 6 em 6 meses”, desabafou Derivan Thomaz.
Segurança Armada
Um acordo entre a Prefeitura de Penedo e o 11º Batalhão de Polícia Militar pode resultar na permanência de homens armados na portaria da UE. Nesta sexta, o vereador Sargento Marival se reunirá com o Major Fontes, comandante do 11º BPM, para ajustar os últimos detalhes para a realização da permuta onde será concedido pela prefeitura duas cozinheiras para trabalhar na sede do BPM, e em troca, dois policiais se revezarão na unidade que tem registrado vários casos de violência, envolvendo vítimas e até funcionários da UE.
“Ainda hoje estarei me reunindo com o Major Fontes e ficará definido se os policiais começaram neste sábado ou somente na próxima segunda-feira, dia 18 de abril”, concluiu Sargento Marival.
