Vereadores prometeram encaminhar documento às autoridades
A Delegacia Regional de Penedo, recebeu no final da tarde desta quinta-feira (04) a visita de seis dos dez vereadores que compõem o legislativo penedense. A decisão dos edis em visitar a unidade de detenção para falar com o delegado José Lindberg e conhecer de perto o caos em que vive a estrutura física do prédio deu-se pelas constantes escapadas dos presos que já fizeram da Regional de Penedo a delegacia onde mais se registraram fugas no Brasil nos últimos anos.
A ida até a delegacia contou com a presença dos vereadores Bili Marques (PMDB), Armando Lima (PTB), Manoel Messias (PDT), Marival Oliveira (PMDB), Ivana Toledo (PSDB) e Raimundo Souza (DEM), que foram recebidos no gabinete do titular da delegacia, José Lindberg, onde ouviram atentamente o desabafo do delegado que se sente impotente diante da lamentável situação em que vive a Regional de Penedo.
De acordo com o delegado uma reforma foi iniciada no início do ano mas, a passos de tartaruga, a coisa evoluiu até o ponto em que faltou material para que os trabalhadores pudessem continuar a executar a prometida reforma. “A obra estava sendo feita pela Prefeitura de Penedo, mas estava muito burocrático para chegar o material necessário e, após a renúncia do ex-prefeito Alexandre Toledo, aí foi que ficou difícil mesmo. Depois disso a reforma teve que ser paralisada creio que pelo processo de cortes nos recursos administrativos”, relatou o delegado.
Capitaneados pelo vereador Marival Oliveira, que é sargento e atualmente está na reserva militar, os vereadores puderam acompanhar os agentes civis até as celas e lá se depararam com condições subumanas. Celas sem água, presos que passam fome, fezes e urina exalando um forte odor nos pequenos espaços onde até nove presos são amontoados e aguardam pela justiça por uma condição compatível pelo que rege a lei.
“Estou aqui há alguns meses e sou de Maceió. Matei para me defender e estou pagando pelo meu erro, mas aqui não é uma cadeia e sim um inferno. Só como quando os companheiros de cela me ajudam e dividem o pouco que têm em suas marmitas. Triste, muito triste a situação aqui dentro”, diz José Matias dos Santos, de 36 anos, acusado de homicídio.
Nova Reforma
Segundo José Lindberg, o Delegado Geral da Polícia Civil, Marcílio Barenco, uma nova reforma deve ser iniciada na delegacia de Penedo, dessa vez sendo o material enviado à cidade ribeirinha pelo Governo do Estado. “O delegado Barenco pediu para que eu pudesse estabelecer uma parceria com a Prefeitura de Penedo, a fim de executar essa reforma, sendo o material enviado pela Secretaria de Defesa Social e os trabalhadores disponibilizados pela Prefeitura”, relatou Lindberg.
“Vocês tem o poder de barganha junto ao prefeito, aos deputados e ao governador, são os senhores que são procurados por eles quando da disputa de qualquer pleito eleitoral. Chegou a hora de cobrar ações mais efetivas aqui em Penedo, pois é humanamente impossível executarmos o nosso trabalho aqui na delegacia em condições de tranquilidade”, desabafou o delegado.
Menores Infratores
Outro problema encontrado na delegacia de Penedo é a falta de condições para receber menores infratores. Na cidade ribeirinha diversos casos de furtos, roubos e outros delitos praticados por menores são registrados diariamente, no entanto, após o autor dos atos delituosos ser conduzido à delegacia, não há como permanecer no prédio pela falta de estrutura que contraria a Lei 8069 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
“A lei foi aprovada e ficou realmente muito bonita no papel, mas os legisladores esqueceram-se de obrigar os poderes a construírem as estruturas necessárias para receber esses menores que até o momento continuam se amparando na própria lei para cometer os delitos”, disse o titular da regional.
Ainda de acordo com o delegado Lindberg, a situação de precariedade para receber menores não é uma deficiência exclusiva da cidade de Penedo, pois em seus trinta anos de delegado e tendo passado por oito das onze regionais de Alagoas, o mesmo afirma que em todas há deficiência para receber e manter detidos os menores infratores. O delegado relata que Arapiraca, maior interior alagoano, infelizmente vive o mesmo problema e a delegacia não oferece as mínimas condições para manter menores em suas dependências.
Fugas
A última fuga de detentos da delegacia foi registrada na madruga da última quarta-feira (03), quando onze presos conseguiram serrar as grades das celas e fugir por um túnel cavado na cela cinco da unidade prisional. Atualmente, 47 detentos estão divididos nas 6 celas que estão em melhores condições na delegacia.
Documento
A comissão de vereadores acordou com o delegado José Lindberg que um documento será gerado a partir da visita à delegacia e encaminhado as autoridades competentes, no sentido, de haver uma rápida solução para os muitos problemas encontrados na Regional de Penedo, que até o momento, já tem registrada a sua sétima fuga de 2010, apenas duas a menos das que foram bem sucedidas em 2009.
