×

Meio Ambiente

Comissão de Meio Ambiente da OAB/AL cria o Dia da Castração Animal

A data escolhida foi 21 de Maio

A Comissão de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal da OAB/AL, em parceria com oConselho de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV/AL) e a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (ANCLIVEPA/AL), criou a Campanha do Dia da Castração na Capital e interior. A data escolhida foi 21 de Maio.

O objetivo da Comissão da OAB/AL é trabalhar em âmbito estadual a conscientização da população sobre a importância da esterilização do seu animal doméstico, demonstrando a colaboração efetiva do profissional veterinário e das instituições envolvidas para uma mudança da realidade social de tantos animais de rua.

“A criação desse dia propõe estar junto da sociedade e das instituições competentes visando à proteção dos bens jurídicos inalienáveis e indispensáveis a uma perspectiva futura da humanidade: o meio ambiente e a vida animal”, disse Cristiane Leite, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal.

Ela ainda firmou que a comissão trabalha “a partir da perspectiva do bem-estar animal, reconhecendo a importância de controle populacional de cães e gatos, como forma de evitar sofrimento e abandono de animais, além dos conhecidos benefícios à saúde do bicho”.

A proposta é fazer um movimento organizado em um dia específico, que será o dia 21 de maio, envolvendo instituições como a Universidade Federal de Alagoas, através do seu curso de zootecnia, Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (NEAFA) e o centro de Controle de Zoonoses de Alagoas (CCZ), que irão realizar cirurgias de esterilização, gratuitamente, ao menos em 20 animais, divididas proporcionalmente entre felinos e caninos previamente cadastrados e de propriedade de pessoas carentes.

“A ideia do Dia da Castração também serve como um marco inicial para haver um apelo à sensibilização da classe veterinária em participar de uma rotina de colaboração mensal com cirurgias de esterilização gratuita, com uma média de dois animais (de pessoas carentes), expressando sua responsabilidade social com participação ativa”, afirmou Cristiane Leite.