A Comissão de Direitos Humanos e Minorias acaba de aprovar o projeto (PDC 234/11) que permite tratamento da homossexualidade, o chamado “cura gay”, do deputado João Campos (PSDB-GO), que suspende artigos de resolução (Resolução 1/99) do Conselho Federal de Psicologia para permitir que psicólogos possam propor tratamento da homossexualidade a pacientes.
Apesar de toda a polêmica, o relator da proposta, deputado Anderson Ferreira (PR-PE), disse que apresentou parecer favorável ao projeto. “Só estou tentando ajustar o desajuste que ele [o CFP] tentou fazer por meio dessa resolução. Todo ser humano tem direito a procurar ajuda e tentar entender um conflito interno”, disse.
Segundo o parlamentar, a homossexualidade está relacionada a uma questão comportamental. “Em nenhum momento, disse que pode ser tratado como uma doença, apenas cito que é algo comportamental e se é comportamental você pode querer uma ajuda. Por que o conselho impede ajuda para ele tentar entender o comportamento que está tendo naquele momento?”, acrescentou.
O texto ainda será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (inclusive no mérito), antes de seguir para o Plenário.
