A Pesquisa Mensal do Comércio divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último dia 14, constata que o comércio varejista de Alagoas cresce desde 2003. Tomando este ano como base (=100), o crescimento acumulado das vendas no comércio varejista alagoano é de 135%, figurando no quinto lugar do ranking nacional e ficando acima dos resultados do Brasil e do Nordeste.
Todos os estados nordestinos têm apresentado taxas de crescimento acumulado (verificar gráfico 1). Para o consultor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL) e professor de economia da Ufal, Fábio Guedes, esse resultado demonstra a capacidade de resposta do setor empresarial do comércio da região à excelente situação econômica que é responsável pela expansão do emprego e geração de renda.
Segundo a análise do consultor, o Nordeste tem sido a região do País mais beneficiada pelos programas sociais e de investimentos do Governo Federal. “Isso é comprovado pelo nível de crescimento econômico que supera a média nacional”, observa.
