A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) divulgou hoje (16) um estudo segundo qual cerca de 10,3 mil contratações temporárias poderão ser abertas para o fim do ano em todo o estado, para atender à demanda no período mais forte de vendas, que é o Natal.
De acordo com o economista-chefe da Fecomércio RJ, João Gomes, o número de vagas corresponde a algo entre 10% e 15% do total de 72,7 mil ocupações temporárias estimadas pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) para os dois últimos meses deste ano no país. O número é 1,7% inferior às 73,9 mil vagas temporárias criadas no Brasil no mesmo período do ano passado.
Segundo a Fecomércio RJ, cerca de 3 mil estabelecimentos do varejo reforçarão o quadro de funcionários com empregados temporários, com aumento médio de 29% no quadro entre os estabelecimentos que terão reforço para o período.
O Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL Rio) projeta a contratação de 10 mil empregados para trabalhar durante as festas de fim de ano e no verão na região metropolitana, formada por 20 municípios, mais a capital do estado. O recuo é de 16% em comparação ao ano passado.
