Nos agências bancárias também não haverá expediente
Em acordo firmado entre Sindicato do Comércio Varejista, Sindicato dos Comerciários, Diocese e Prefeitura Municipal ficou decidido que nesta terça, 12 de abril, aniversário de 380 anos de elevação a categoria de vila do Penedo, o comércio local será fechado.
Nas agências bancárias do município o expediente também será paralisado nesta data, voltando a sua normalidade na quarta-feira, 13, assim como o comércio.
Outro serviço que não será ofertado aos penedenses neste feriado é a coleta de lixo domiciliar, que não acontecerá na cidade e nem nos povoados da zona rural do município.
Apenas os serviços indispensáveis à sociedade serão ofertados normalmente nesta data, como por exemplo, os prestados pela Secretaria de Saúde na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Vale destacar que nesta data festiva, os pontos turísticos da cidade estarão abertos para visitação.
Vila do Penedo do São Francisco
Em 12 de abril de 1636, o hoje município foi elevado à categoria de Vila com o nome de Vila do Penedo do São Francisco, recebendo o título de “Mui Nobre e Sempre Leal”.
Esta condição de vila foi conquistada por ser centro polarizador de material humano de primeira qualidade e pelo refinamento de sua cultura à moda européia, bem como seu status sócio econômico.
Em 1637, Maurício de Nassau invade Penedo e assim passamos 10 anos sob o domínio holandês. A Vila passa a chamar-se Maurícia. Mas não tardou a surgir o movimento revolucionário no Penedo, cuja finalidade era arrancar a terra da mão dos invasores. O movimento revolucionário recebeu o nome de OPENEDA.
