Skip to content

Comércio de Penedo, bancos e repartições públicas fecham no dia 30 de maio

Blog

Comércio de Penedo, bancos e repartições públicas fecham no dia 30 de maio

Comércio de Penedo – Foto: arquivo

O comércio de Penedo será fechado no dia 30 de maio, feriado nacional de Corpus Christi, expressão em latim que significa “Corpo de Cristo”. A decisão foi tomada em acordo firmado pelo Sindicato do Comércio Varejista, Sindicato dos Comerciários, Diocese, CDL e Prefeitura Municipal de Penedo.

As agências bancárias também não funcionarão nesta data voltando a atender a comunidade normalmente apenas na sexta-feira, 31, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). As contas de consumo e os carnês com vencimento nessa data poderão ser pagos no primeiro dia útil após o feriado, sem acréscimo.

A população ainda pode utilizar os meios alternativos de atendimento, como os caixas eletrônicos e a internet. A Febraban lembra que, normalmente, os tributos vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados.

Tradição

A origem da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no Século XIII, mais precisamente no ano de 1269. A Igreja Católica sentiu a necessidade de que as pessoas sentissem a presença real de Cristo.

Conta a história, que existia um sacerdote chamado Pedro de Praga, que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Procurando respostas para suas inquietações o religioso decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé.

Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido da dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando seu corpo, os sanguíneos e as toalhas do altar sem, no entanto, manchar as mãos do sacerdote, pois, a parte da hóstia que estava entre seus dedos, conservou as mesmas características.

O Papa Urbano IV pediu que os objetos fossem levados para Orviedo em uma grande procissão. Foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.

1 thought on “Comércio de Penedo, bancos e repartições públicas fecham no dia 30 de maio”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também