No dia 12 de abril, data em que a cidade de Penedo completa 387 anos de elevação à categoria de vila, o comércio local abrirá até às 14 horas em virtude um acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista, Sindicato dos Comerciários e Diocese de Penedo.
No entanto, na sexta-feira, 21 de abril, o comércio de Penedo será fechado devido ao feriado nacional em homenagem a Tiradentes, apelido atribuído a Joaquim José da Silva Xavier, que ficou famoso por ser um dos líderes da Inconfidência Mineira.
Nas agências bancárias do município o expediente também será paralisado neste dia. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as contas de consumo e os carnês com vencimento nessa data poderão ser pagos no primeiro dia útil após o feriado, sem acréscimo.
A população ainda pode utilizar os meios alternativos de atendimento, como os caixas eletrônicos e a internet. A Febraban lembra que, normalmente, os tributos vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados.
Apenas os serviços indispensáveis à sociedade serão ofertados normalmente nesta data, como por exemplo, os prestados pela Secretaria de Saúde na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Penedo.