google-site-verification=EjSe5c8YipkwGd6E7NrnqocbcNz-Xy8lpYSLnxw-AX8 google-site-verification: googleb82de9a22cec23e8.html
×

Sergipe

Comerciantes e moradores celebram entrega da Praça das Mães no bairro Aeroporto

Um lugar que faz parte da história de uma comunidade e guarda lembranças de diferentes gerações ganhou um novo capítulo na quinta-feira, 1º de outubro. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), inaugurou a revitalização da Praça das Mães, localizada no Conjunto Santa Tereza, no bairro Aeroporto, transformando o espaço em um ambiente mais acolhedor, acessível e preparado para o lazer e a convivência. A entrega representa mais uma intervenção do Programa Nossa Praça, iniciativa da atual gestão para revitalizar as praças públicas da capital.

Para moradores, comerciantes e frequentadores da Paróquia Santa Teresa d’Ávila, situada na praça, o espaço tem um significado que vai além da estrutura física. Para quem vive na região, a revitalização representa a oportunidade de reencontrar um lugar de convivência, fortalecer os vínculos comunitários e criar novas memórias. A praça também abriga a sede da Associação de Moradores, reforçando sua importância para a organização e a integração da comunidade.

De acordo com Hugo Leonardo, morador do conjunto e comerciante, a obra está sendo muito bem recebida pela comunidade. “Essa é a primeira grande reforma da praça do conjunto, e está sendo muito bom para todos daqui. Principalmente para nós, comerciantes, que agora temos uma estrutura melhor para receber nossos clientes e dar mais comodidade a eles”, expressa Hugo.

Segundo a moradora e comerciante, Marli Souza, a revitalização da praça trouxe uma oportunidade para movimentar o negócio dela. “Antigamente, estava tudo destruído aqui. Agora está a coisa mais linda! Eu vou começar a vir mais cedo para cá, para vender minhas coisas, pois antes não dava para vir, era tudo bagunçado. Agora, ficou uma maravilha para vender geladinhos, doces, comida”, compartilha.

A obra contemplou uma série de melhorias para atender às necessidades dos diferentes públicos que frequentam o local. Entre as intervenções, estão a recuperação dos passeios e meios-fios, a adequação das rampas de acesso, a instalação de novos bancos, mesas de jogos e lixeiras, além da renovação da pintura e da revisão das instalações elétricas.

O parque infantil foi equipado com novos brinquedos, incluindo um equipamento acessível, e recebeu piso intertravado, pintura artística e pergolado. A área da academia também passou por melhorias, enquanto o espaço pet ganhou forma com equipamentos, pergolados, mureta, gradil e portões. A quadra de areia, também incrementada ao espaço na revitalização, recebeu alambrado, tela e rede, ampliando as possibilidades de lazer e prática esportiva.

A revitalização incluiu, ainda, a recuperação do monumento existente, a requalificação do estacionamento, com demarcação das vagas, e a recuperação dos canteiros, com implantação de novo gramado. A vegetação e a arborização já existentes foram preservadas, valorizando as características naturais do espaço e contribuindo para um ambiente mais agradável.

Para Ana Andrade, moradora do conjunto há mais de 45 anos, o sonho da obra de revitalização do espaço já existia há muitos anos. “Ver essa praça hoje, reformada, é um sonho para a gente. Adorei os brinquedos para as crianças, a quadra e os banquinhos pra gente sentar para conversar no fim da tarde. Está tudo lindo! Além de que, antes, aqui não tinha calçamento para eu andar com meu filho que usa cadeira de rodas. Agora, está ótimo”, diz Ana, que passará a aproveitar ainda mais a estrutura.

Sane Cristina Mendonça, que não mora no conjunto, mas mantém um comércio no local há 8 anos, aprecia enormemente as mudanças feitas pela Prefeitura. “Durante o tempo em que estou aqui, já passaram outras gestões que nunca fizeram nada pela comunidade. A Emurb fez um excelente trabalho, uma praça linda para as pessoas trazerem as crianças, passearem, pensarem. A estrutura ficou maravilhosa, muito bem feita e arquitetada, e a equipe sempre muito limpa e organizada. Amei”, declara Sane.

Uma homenagem que atravessa gerações

A história da Praça das Mães está diretamente ligada à trajetória da Paróquia Santa Teresa d’Ávila e à memória dos moradores mais antigos do Conjunto Santa Tereza. Segundo relatos da comunidade, o nome surgiu no início da década de 1980, a partir de uma iniciativa de um padre que promovia ações voltadas às mães da região. Como forma de reconhecimento e homenagem, o espaço passou a ser conhecido como Praça das Mães, denominação que permanece até hoje e simboliza o vínculo afetivo da população com o local.

Ao preservar esse legado e renovar a estrutura da praça, a intervenção contribui para que o espaço continue fazendo parte da vida da comunidade, proporcionando encontros, atividades e experiências compartilhadas entre crianças, jovens, adultos e idosos.

Monumento da Praça das Mães

Nossa Praça

A revitalização da Praça das Mães integra o projeto Nossa Praça, iniciativa da Prefeitura de Aracaju, executada pela Emurb, que tem como objetivo recuperar, manter e preservar os espaços públicos da capital. As intervenções contemplam melhorias na acessibilidade, iluminação, paisagismo, mobiliário urbano, áreas de convivência e parques infantis, buscando oferecer ambientes mais seguros, inclusivos e acolhedores à população.

A entrega também está alinhada às diretrizes do Plano Municipal pela Primeira Infância de Aracaju, ao ampliar o acesso de crianças de até 6 anos a espaços públicos adequados ao brincar, à socialização e ao desenvolvimento. Dessa forma, a revitalização da Praça das Mães reafirma seu papel como ponto de encontro da comunidade, unindo a memória afetiva dos moradores às possibilidades de convivência e lazer para as próximas gerações.

Assessoria