×

Alagoas

Comenda Nise da Silveira reconhece contribuição das mulheres ao Estado

A promotora Cecília Carnaúba é uma das homenageadas com a comenda Nise da Silveira

Instituída por meio de decreto 38.267, de dezembro de 1999, a Comenda Nise da Silveira é a maior homenagem pública conferida a mulheres brasileiras ou estrangeiras pelo Governo de Alagoas. A honraria é concedida a mulheres que tenham prestado contribuição relevante ao Estado e ao País, não importando o campo de atuação. No próximo dia 14 de março, dez mulheres, cujas contribuições merecem destaque, receberão as condecorações das mãos do governador Teotonio Vilela Filho, no Teatro Deodoro, às 19h.

De acordo com o secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, é extremamente importante valorizar as pessoas e seus talentos, que, por sua vez, contribuem com a sociedade. “É por meio de atitudes como essas que o nosso Estado demonstra que incentiva e estima pessoas que contribuem nos diversos âmbitos da sociedade”, reforçou.

Desde 2001, o Governo agracia mulheres das mais diferentes áreas. Já foram homenageadas a jogadora de futebol Marta Vieira da Silva e a escritora Arriete Vilela, dentre muitas outras.

A alagoana que nomeia a Comenda era psiquiatra e fundou, em 1952, o Museu de Imagens do Inconsciente, na cidade do Rio de Janeiro, no qual trabalhos artísticos de pintura e modelagem produzidos por pacientes são armazenados e estudados.

Nise da Silveira se destacou por utilizar métodos de tratamento alternativos aos da época, como a lobotomia e o eletrochoque.
Homenageadas

Este ano, receberão as condecorações a promotora de justiça Cecília Carnaúba, a deputada federal Célia Rocha, a médica Gláucia Maria de Sá Palmeira, a advogada Eunice Nonô, a juíza Ana Florinda Mendonça da Silva Dantas, a religiosa Maria Neide Martins, conhecida como Mãe Neide, a major Valdenize Ferreira Lima, a advogada Mércia Albuquerque, a esportista Sônia Maria de Gouveia e a mulher da paz Sônia Luiza Pereira Barbosa.